Atividade do Outubro Rosa tem palestras e atendimentos para comunidade

27/10/2014 - 10:00 - Graduação

Fonte: Larissa Rhanelly / Nilce Lemos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Em função do Outubro Rosa, os acadêmicos do curso de Enfermagem, da Universidade Católica Dom Bosco, realizaram na última semana um ciclo de palestras com foco na divulgação na importância da prevenção e combate ao câncer de mama e colo do útero.

Entre outras atividades, o evento promovido do dia 23 a 25, começou com a palestra sobre o Conselho Federal de Enfermagem (CoFEn), onde foi mostrada a função e identidade do conselho. “É importante ter conhecimento sobre o Conselho. Ele é quem regula nossas normas e ampara o profissional da área”, comentou Layla Santana Corrêa da Silva, colaboradora do ciclo e aluna do 8º semestre de Enfermagem

Depois acontece a palestra sobre o SAE – Sistematização da Assistência de Enfermagem. O objetivo foi orientar os acadêmicos para a importância das cinco atividades primitivas do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de enfermagem. Da coleta de dados à avaliação física do paciente, o sistema organiza as tarefas correlacionadas para a execução eficaz do atendimento.

Também foram abordadas em palestras temas como: “Saúde Mental: Suicídio, quebrando os paradigmas e promovendo a prevenção” e “Interpretação de Exames Laboratoriais”.

Carreta

A carreta do Hospital do Câncer de Barretos, que ficou durante toda sexta-feira na UCDB, foram realizados exames de mamografia e preventivo (papanicolau), e teve movimento grande procura das mulheres da universidade e entorno. A estudante Laís Haddad, do 8º semestre, comentou sobre o evento: “Essa experiência foi incrível! Devíamos fazer todo ano, eu adorei receber essas mulheres e poder ajudá-las”.

A paciente Lucélia Motti aprovou a atividade “Foi uma ótima oportunidade. Já tentei fazer os exames em outros lugares e não conseguia vaga. Agora vou poder colocar meus exames em dia”, destacou.