Ao promover a Feira dos Alimentos, acadêmicos comemoram o Dia do Nutricionista

31/08/2017 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Nesta quarta-feira (30), acadêmicos do 2º semestre de Nutrição promoveram a “Feira dos Alimentos”, atividade organizada pela professora Adriana Flores em comemoração ao Dia do Nutricionista — 31 de agosto.

Ação fez parte da disciplina “Práticas Integralizadoras em Nutrição”, teve como tema “Alimentos funcionais” e foi a primeira experiência dos alunos que exigiu a execução da teoria vista em sala de aula. No piso inferior do bloco B, cada grupo expôs pratos feitos com 11 tipos de alimentos considerados funcionais, ou seja, aqueles que oferecem benefícios à saúde, além das funções nutricionais básicas que possuem.

Durante a atividade, os acadêmicos degustaram as receitas feitas e tiveram que apontar as informações nutricionais de cada uma, propriedades funcionais para o organismo, as indicações e contraindicações para o uso.  

Na próxima atividade, os grupos irão trabalhar com os fitoterápicos, ervas e plantas medicinais muito utilizadas para o tratamento de algumas doenças. “É com esse tipo de atividade que os acadêmicos começam a vivenciar desde o começo do curso assuntos que são da prática do profissional, por isso nós ainda vamos ter muitos outros trabalhos como este. Além disso, coincidiu com o Dia do Nutricionista, então aproveitamos para comemorar. O que seria uma comemoração sem comida?”, brincou a professora Adriana.

Para encerrar a comemoração, os acadêmicos assistiram a uma palestra no anfiteatro do bloco B sobre o banco de leite e a atuação do profissional nessa área, ministrada pela nutricionista Elisabete Kamiya. O Banco de Leite é um centro de lactação, vinculado ao Hospital Materno Infantil, e é responsável pela parte de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à parte de coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano doado.

De acordo com a nutricionista o leite materno é distribuído aos bebês, prioritariamente aos prematuros, algo realizado sob prescrição médica ou de um nutricionista. O espaço também ajuda as mães a amamentarem no alojamento conjunto e é ponto de orientação das gestantes por meio de palestras.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.