Anorexia nervosa é tema de palestra de Psicologia e Nutrição

24/10/2017 - 17:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

nutricionista Laura de Oliveira Borges

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Aula conjunta com entre os cursos de Psicologia e Nutrição foi realizada nesta terça-feira (24) com o intuito de debater sobre temas que unem as duas áreas, estes sendo principalmente a Anorexia Nervosa, além de outros distúrbios alimentares, que precisam do acompanhamento tanto do nutricionista, quanto do psicólogo.

Quem ministrou a palestra foi a nutricionista Laura de Oliveira Borges, que deu um resumo de alguns conceitos da anorexia e bulimia e trabalhou principalmente exemplos no tratamento dessas doenças realizado por ambas as áreas.

A coordenadora do evento, professora Paula Alessandra da Silva, acredita que hoje em dia o que deve ser debatido não é apenas o tratamento dessas doenças, mas também a prevenção das mesmas, mesmo que seja difícil por se tratar do psicológico e emocional.

Ela comenta que a influencia das mídias no adolescente seja um dos principais responsáveis pelo aumento descomunal na quantidade de crianças que desenvolvem a doença.

“Era um caso comum 15 anos atrás que o anoréxico fosse uma adolescente entre 15 e 17 anos, na sua maioria mulheres, e hoje esse perfil foi completamente modificado, pois agora nós temos crianças entre 9 anos em diante com problemas de anorexia e o caso em meninos aumentou também. Nós atribuímos isso à mistificação que a mídia impõe que a beleza está na pessoa magra e essa busca constante das crianças em se parecer com os influenciadores digitais”, diz Paula sobre a palestra de Laura.

Laura explica em sua palestra que apesar das diversas prevenções, a doença ainda assim é, acima de tudo, um distúrbio neurológico e comportamental, assim sendo a própria auto-estima da pessoa pode ser a causa da doença. Assim sendo, ela debate longamente sobre o bullying e a falta de tolerância entre as crianças e adolescentes, proveniente do convívio com intolerância nas escolas e às vezes com os próprios pais.

“Já cansamos de ver casos em que a pessoa anoréxica era aquela pessoa gordinha da escola, excluída dos grupos por esse fato, e que tentou modificar sua condição com maneiras drásticas para poder se adequar a aquilo que todo mundo quer que ela seja. E isso não vem apenas da escola, que o que mais se fala, às vezes esse bullying vem de dentro da própria casa, em que a mãe convence a criança, mesmo que seja sem querer, que se ela não for magra ninguém vai gostar dela ou coisas piores” comenta Laura. 

Texto sob supervisão de Gilmar Hernandes