Acolhida dos professores será realizada na noite desta quinta-feira (25)

24/01/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Como preparação para o início do ano letivo, a partir das 19h desta quinta-feira (25), os professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participam da Acolhida Docente no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré.

Este ano, a palestra principal da noite será ministrada pelo professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), pós-doutor em Educação e autor de sete livros sobre o tema, Luiz Síveres. Na data, ele irá abordar os “Processos pedagógicos no exercício da docência”.

A troca de conhecimentos com o especialista será a primeira atividade voltada para os professores,  a programação ainda prevê outros três dias de formação. Na sexta-feira (26), tanto de manhã, quanto a tarde e a noite, serão realizadas dez oficinas em diferentes áreas da docência como metodologias ativas, uso de tecnologias à favor do aprendizado do aluno e organização do professor e também postura e comportamento do docente em sala de aula. (Confira abaixo a programação)

Já na segunda-feira (29), serão promovidas duas mesas redondas de manhã, das 8h às 11h30, e a noite, das 19h às 22h30.  No auditório do bloco A será abordado o tema “Vivendo Dom Bosco em sala de aula” e no auditório do bloco B, o assunto trabalhado é “Bem-estar e mal-estar no trabalho docente e acadêmico”.

Por fim, na terça-feira (30), os docentes irão reunir-se em grupos, de acordo com o curso em que lecionam, nas próprias salas de aula. Na data, os coordenadores irão expor práticas pedagógicas bem sucedidas utilizadas em anos anteriores como forma de inspirar os professores e desenvolver novas estratégias de ensino.

Programação das oficinas

Na manhã do dia 26 (sexta-feira), das 8h às 11h30, e no período noturno, das 19h às 22h30, serão realizadas na salas de aula do bloco A e também no Labinf 3, oito opções de oficinas: “Subsídios didático-pedagógicos e salesianidade” (obrigatória para professores iniciantes na UCDB); “Educação Especial: elaboração de um plano de ensino individualizado”; “Professor e aluno em inter-ação adulta”; “Metodologias Ativas para o processo de ensino e de aprendizagem”; “Avaliação da aprendizagem: aspectos pedagógicos e instrumentais”; “Google apps para educação”; “Educação a Distância e aspectos didático-pedagógicos” e “Corpo, Voz e Movimento: o docente em sala de aula”.

Já no período da tarde, das 13h30 às 17h, serão realizadas outras duas oficinas. No Laboratório de Comunicação (Labcom), a capacitação voltada para docentes da UCDB Virtual vai ensinar “Técnicas e posturas para videoaulas”. A outra oficina é aberta ao público e será em uma das salas de aula do bloco A, o tema abordado é “Aspectos legais do uso de animais para ensino e pesquisa”.