Acadêmicos de Ciências Biológicas participam de palestra sobre espécies ameaçadas de extinção

18/08/2017 - 7:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Professora Chistine Strussmann, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 2º, 4º, 6º e 8º semestre de Ciências Biológicas (bacharelado) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram na quinta-feira (17) da palestra “Processo de divisão da Lista Brasileira das espécies da fauna ameaçada de extinção”, com a professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Chistine Strussmann.

“Existe todo um processo sistematizado que obedece a  critérios da união internacional para conservação da natureza e que o Brasil vem adotando. Então mostrei para eles a evolução da listas brasileiras ameaçadas de como isso começou, com apenas um pesquisador. Tentando estabelecer com base no conhecimento limitado dele quais seriam as espécies ameaçadas e de como isso evoluiu envolvendo sempre mais pesquisadores, inclusive com fichas para consulta ampla pelo grupo de especialistas maior no Brasil e de como isso evoluiu”, destacou a professora.

Ela ressaltou ainda que depois de formados, como eles poderiam se inserir nesse contexto e participar. “O processo para elaborar uma lista municipal, estadual, nacional é o mesmo. Se eles tem noção desse processo, podem atuar em qualquer nível de decisão”, pontua.

Chistine Strussmann possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutorado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente leciona disciplinas nos cursos de graduação em Medicina Veterinária, Ciências Biológicas e Zootecnia e orienta discentes dos cursos de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Mestrado e Doutorado) e Zoologia (Mestrado).