Acadêmicos de Agronomia realizam Dia de Campo da Fruticultura

27/11/2023 - 7:28 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Para aprender sobre o cultivo da banana, laranja, goiaba, coco, abacaxi, manga e frutos nativos, acadêmicos do 8º semestre de Agronomia da Universidade Católica Dom Bosco foram a campo e, durante quatro meses, fizeram o manejo do pomar da Fazenda-Escola. O resultado dos cuidados e todo o conhecimento adquirido foi compartilhado com a sociedade no último sábado (25), durante o I Dia de Campo da Fruticultura.

O responsável pela atividade avaliativa foi o professor Dr. Denilson Oliveira Guilherme: “Aplicando as metodologias ativas, fizemos essa proposta para os alunos. Eles foram divididos em sete grupos e cada um deles recebeu uma cultura para estudar, avaliar, fazer o manejo, podas, aplicações de defensivos e tudo que contribuísse para o aumento da produção. O resultado será apresentado agora para mim, avaliadores externos e para o público em geral, que poderá tirar suas dúvidas”, detalhou.

O Dia de Campo foi acompanhado pelo coordenador do curso, professor Cléber Jadoski. “Não é à toa que a disciplina de Fruticultura está na grade quase no final do curso. Ela é um exemplo que reúne o conhecimento de citologia, anatomia vegetal, bioquímica, fisiologia vegetal, fitopatologia, tudo que vocês já estudaram”, relembrou. O docente destacou, ainda, a qualidade do curso. “Recentemente, o Ranking Universitário Folha [RUF] confirmou o nosso curso de Agronomia como o melhor do Centro-Oeste entre as universidades particulares e o 5º melhor do Brasil”.

Os visitantes passaram pelas estações, que foram apresentadas pelos acadêmicos. A primeira atividade foi a receita de uma pasta bordalesa, um fungicida bastante comum em pomares para uso nos troncos e ferimentos das árvores. Em seguida, o grupo passou pela estufa com a coleção de gruavira. Conforme contaram os alunos, tiveram desafios com vento, pragas, terreno, entre outros, mas a atividade foi aprovada e deve ser repetida nos próximos anos.

Veja galeria de fotos