Acadêmicos apresentam resultados iniciais de projetos de saneamento

18/08/2016 - 7:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Acadêmica Ingridy Soares explicando o trabalho

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Acadêmicos de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) apresentaram ontem (17), na sede administrativa da Águas Guariroba, os resultados iniciais de 15 trabalhos de pesquisas, que fazem parte do Projeto de Extensão Construindo Saberes em Engenharia, sobre saneamento e desenvolvimento sustentável. Os estudos fazem parte de uma parceria entre a Católica e a concessionária.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da UCDB, Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, foram elencados alguns temas para serem trabalhados em parceria com acadêmicos e apoio da equipe técnica da empresa. “Desta forma,  os alunos entram em contato com uma empresa real, não ficam só em sala de aula vendo problemas hipotéticos, aprendem a lidar com o público e  a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Outra vantagem é estarem em contato com a empresa, que está olhando o trabalho desenvolvido pelos futuros profissionais”, explica.

A acadêmica Ingridy Soares Quevedo Aguilar, do 6º semestre, está realizando o ‘Estudo da taxa de filtração relacionada com a quantidade de sólidos e retrolavagem’. “É muito manual trabalhoso, gasta muita energia e o custo é muito alto. Meu objetivo é encontrar parâmetro entre as duas relações para diminuir o trabalho e aumentar a eficácia de todos os filtros. É a primeira vez que estou trabalhando a campo e está me trazendo experiência profissional”.

O resultado parcial do trabalho mostra que com os dados já obtidos foi possível determinar a vazão de cada filtro, onde foi observado que o filtro um possui maior vazão na sua capacidade máxima e a partir desses dados será analisado a carga de sólidos de cada filtro e a quantidade de lavagens necessárias para cada filtro.

Para o coordenador de meio ambiente e qualidade da concessionária, Fernando Garayo, esse projeto visa principalmente a integração da iniciativa privada com a Universidade. “Essa ideia veio justamente do interesse mutuo, pois vemos isso como um projeto muito importante e pioneiro”, esclarece o coordenador.

Ele ressalta que a equipe da concessionária ficou impressionada com a qualidade técnica dos projetos e a forma como foram descritos pelos acadêmicos, destacando alguns inclusive com viés de inovação. No novembro, os acadêmicos devem apresentar o resultado final dos trabalho e a intenção da empresa é manter a parceria no próximo ano.

Dentre os projetos apresentados estavam: ‘Dosagem de coagulantes e relação com gradiente de velocidade na estação de tratamento de água’; ‘Análise do risco de contaminação das águas subterrâneas na sede urbana de Campo Grande’; ‘Eficiência energética em poços e estações de Água’; entre outros. Para obter mais informações ligue (67) 3312-3425.