Procurador do Rio Grande do Sul ministra palestra em curso sobre direito do agronegócio

09/03/2017 - 17:00 - Extensão

Fonte: Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Com objetivo de debater questões técnicas, macroeconômicas e políticas que envolvem a realidade do agronegócio, a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promove o curso de extensão Direito Aplicado ao Agronegócio em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). A capacitação teve ínicio na segunda-feira (6) e segue até o dia 17 de março.

Na terça-feira (7) a aula contou com a participação do procurador do Estado do Rio Grande do Sul Rodinei Candeia. Ele expôs um dos principais problemas enfrentados pelos produtores na região: as desapropriações de terra. Como já atua em vários casos deste cunho relatou as experiências vividas durante a palestra ministrada aos alunos. “Além dos aspectos técnicos, espero que absorvam os aspectos práticos que vou passar”, frisou Rodinei.

Coordenador do curso, Pedro Puttini explicou a importância de trazer um profissional com uma grande bagagem como Rodinei. Segundo ele, casos de desapropriação ainda são pouco reconhecidos pelos profissionais de Direito em Mato Grosso do Sul e é essencial para os alunos conhecerem a legislação do agronegócio. “O agronegócio, como área do conhecimento em constante evolução deve fazer com que a legislação acompanhe o progresso tecnológico e científico, por isso a importância do debate, já que o pioneirismo da pesquisa desenvolveu nossos biomas, que acabaram regulamentados ao longo da história, refletindo uma necessidade de compreensão dos técnicos da área ao interpretar toda a legislação”, ressaltou o coordenador.

Curso tem como objetivo qualificar profissionais na área de Agronomia, Engenharia Ambiental, Direito e também produtores rurais.  A carga horária total é de 40 horas/aula, as aulas serão ministradas durante duas semanas das 18h30 às 22h45, na sala 2 da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro. Mais informações sobre os cursos de extensão podem ser obtidas através dos telefones (67) 3312-3354 ou (67) 3312-3482.