Fórmula SAE e Baja SAE são apresentadas aos alunos de Engenharia Mecânica

06/03/2017 - 11:00 - Extensão

Fonte: Ariane Nogueira e Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Extensão

Acadêmicos de Engenharia Mecânica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram na quinta-feira (2) de uma aula de Introdução à Engenharia. Para despertar no grupo o interesse em participar de projetos de extensão, durante o evento os alunos puderam conhecer dois deles voltados para área automobilística.

Um dos projetos apresentados foi a Fórmula SAE — competição de desenvolvimento de produto, na qual os estudantes devem projetar e fabricar carros de corrida no estilo fórmula e depois inseri-los em competições universitárias. Já o outro projeto exposto foi o Baja SAE, que consiste em um desafio lançado aos estudantes de Engenharia no qual eles participam de um caso real de desenvolvimento de projeto, desde a concepção da ideia até a construção.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Fernando Montanare Barbosa, em abril começam as seleções para os novos acadêmicos que vão integrar a Fórmula SAE e o Baja SAE por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), por isso a importância de apresentar para os alunos de que forma os estudos são realizados. Os selecionados vão integrar o novo ciclo de pesquisas a partir de agosto deste ano.

Durante a aula os dois projetos foram apresentados ao grupo pelos acadêmicos Tiago Lima Carrijo, gerente de suspensão e também atual capitão da Fórmula Sae, e Alexandre Nunes Santana, gerente do chassi do veículo desenvolvido pela fórmula. Eles explicaram que o projeto nasceu nos Estados Unidos e que o objetivo é treinar os engenheiros dentro da universidade para torná-los melhores profissionais.

“As empresas perdiam tempo e dinheiro com cursos para os engenheiros formados se especializarem e com esse investimento das universidades, fundado juntamente com as indústrias, eles obtêm engenheiros capacitados logo após pegarem o diploma” esclareceu Tiago. Capitão da Fórmula SAE falou também sobre as avaliações que os veículos desenvolvidos são submetidos para que possam competir: “O carro é construído dentro da universidade e é de inteira responsabilidade dos acadêmicos, para serem aceitos na competição são feitos uma série de testes, onde o veiculo é virado, balançado e colocado a prova”.

Além disso, os acadêmicos que ministraram a aula falaram sobre as experiências que adquiriram com o projeto e como isso os fez evoluir enquanto ser humano. “Era difícil para me comunicar, hoje eu faço apresentações sem problema ou timidez e esse é apenas um dos benefícios”, expôs Alexandre.

Foram tratados ainda os regulamentos e a apresentação das equipes participantes da Fórmula SAE e do Baja SAE. Para obter mais informações sobre os projetos ligue (67) 3312-3544.