Ararazul completa 20 anos e realiza espetáculo no domingo

27/08/2014 - 8:00 - Cultura

Fonte: Edyelk dos Santos

Ararazul é composto por acadêmicos da UCDB (Foto:Arquivo/2014)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

 

Um dos mais importantes grupos de dança de Mato Grosso do Sul, o Ararazul, da Universidade Católica Dom Bosco, completa 20 anos de atuação consolidado como instrumento de valorização da cultura de Mato Grosso do Sul, que promove o potencial artístico e cultural e complementa a formação acadêmica. Para marcar a data, o grupo prepara um espetáculo que será apresentado no próximo domingo (31), a partir das 20h, no Teatro do Colégio Dom Bosco, localizado na Avenida Mato Grosso, n° 227.

A Cia. de Dança Ararazul é composta por 20 acadêmicos, que contam atualmente com as coreografias contemporâneas do professor Chico Neller. Segundo ele, é gratificante fazer parte da equipe que desenvolve a dança. “A cada ano tenho que ensinar quem entra a aprimorar seus conhecimentos, porque como precisa de experiência, normalmente o aluno vem do clássico ou até mesmo do jazz e a minha proposta é o contemporâneo e isso é muito bom, porque assim todos aprendem juntos e desenvolvem boas habilidades”, comentou.

História

A professora de dança e psicóloga Sandramaria Gonçalves Gomes foi a criadora do Ararazul que, à época, tinha como foco o trabalho voltado para a dança regional.

Logo depois, assumiu os trabalhos a professora Rosana Cintra, que ficou durante sete anos à frente do grupo, que se formou dentro da Católica como uma atividade de extensão de que alunos de qualquer curso podiam fazer parte, desde que tivessem alguma experiência com a dança.

“Assumi o Grupo de Dança Ararazul, em abril de 1996, no mesmo ano fomos para Itália representar o Brasil no 9ª Semana Internacional Esportiva dos Salesianos com a coreografia de abertura do evento, na cidade de Catânia, na Sicília. Foi um período em que a dança teve grande projeção na UCDB  e fora dela. Viajamos pelo Brasil, fazíamos muitas apresentações na instituição, quase todas as semanas na sexta cultural e outros eventos acadêmicos internos e externos”, comentou Rosana.

Mais cultura

Não é só por meio do grupo de dança que a Católica desenvolve a arte, mas também com o grupo de teatro Senta que o Leão é Manso, que teve suas primeiras peças apresentadas no ano de 1983, mas que só começou a fazer parte da Universidade, até então denominada Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT), hoje UCDB, no ano de 1985. Além do grupo teatral temos também o Coral UCDB, que já existe há mais de 25 anos sob a regência da maestrina Edna Palmeira Martinez, o grupo Aves Pantaneiras, que promove as músicas regionais e o Sexteto de Cordas.

O setor de Cultura e Arte da Católica, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, é coordenado pelo professor Me. Roberto Figueiredo e promove atividades artísticas. Os participantes não ganham apenas ensinamentos que podem ser aplicados dentro e fora da vivência acadêmica, mas também bolsas de estudos.

“É obrigação, dentro de uma Universidade apoiar e incentivar expressões culturais e artísticas, ao mesmo tempo em que temos um carisma salesiano, nos dando força para esses incentivos, ajudando assim no desenvolvimento de nossos alunos dentro de sala de aula”, disse Roberto Figueiredo.

Para o coordenador do Setor de Cultura e Arte, esse evento que será realizado em setembro marca uma grande conquista do grupo. “Será a primeira vez que o Ararazul se responsabilizará por um espetáculo inteiro, marcando assim a trajetória de 20 anos de um grupo que leva a valorização da dança de Mato Grosso do Sul não só para a vida acadêmica como também para a sociedade”, concluiu Roberto.

Para obter informações sobre o Setor de Cultura e Arte da Católica basta ligar para o telefone (67) 3312-3406.