03/12/2024 - 8:13 - Pesquisa
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
A professora Dra. Liliana Andolpho Guimarães foi a grande vencedora da categoria “Pesquisador Destaque - Ciências Humanas” do Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2024, promovido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul. A Dra. Maria Augusta de Castilho ficou em 2º lugar na categoria “Pesquisador Inovador – Setor Público” e o professor Dr. Marlon Henrique Cardoso conquistou o 3º lugar na categoria “Pesquisador Destaque – Ciências da Vida”.
A entrega do prêmio aconteceu na tarde de ontem (3), reunindo representantes de universidades e órgãos ligados à pesquisa e à ciência no Estado. O professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, representou a UCDB no evento, que teve a presença do vice-governador Barbosinha e dos secretários Jaime Verrruck, Hélio Daher e do presidente da Fundect, Márcio de Araújo.
“É com imensa satisfação que uma universidade não pública, privada, mas que sempre acreditou, que sempre investiu em ciência e tecnologia, é contemplada. Conquistar esse reconhecimento significa o esforço de uma série de pessoas extremamente engajadas, de nossos alunos, de nossos colegas, de nossa direção, de nossa Reitoria. Quero agradecer a todos e ressaltar que a área de ciências humanas tem muito a contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade e do agora meu também estado de Mato Grosso do Sul”, discursou Liliana.
A premiação anual é dividida em duas categorias: Pesquisador Destaque (Ciências da Vida, Ciências Humanas e Ciências Exatas) e Pesquisador Inovador (Setor Público e Setor Empresarial) e é considerado o maior reconhecimento do Estado concedido a pesquisadores de excelência, que desenvolvem relevantes pesquisas e contribuem para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação. Os vencedores representarão MS na etapa nacional.
Em 2016, o pesquisador Dr. Octávio Luiz Franco foi o vencedor da categoria Ciências Biológicas e da Saúde. Já em 2021, venceram em suas categorias os professores Dr. José Licínio Backes (Ciências Humanas) e Dr. Michel Angelo Constantino (Inovação para o Setor Público). No ano passado (2023), o professor Heitor Herrera conquistou o primeiro lugar na categoria destaque em ciências da vida.
Prazo termina nesta quarta-feira e prova será presencial no próximo sábado (23)