26/11/2024 - 15:31 - Graduação
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Equipe da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) classificou-se em 3º lugar no desafio Senac Decola – Hackathon, realizado no último fim de semana, no Senac Hub Academy. Fizeram parte da equipe os acadêmicos Pedro Antônio Fernandes Alves (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), João Pedro Lopes e Thiago Carassini Teodoro Alves (Ciência da Computação) e os egressos Bruno Rodrigues Holanda (empresa Gauge), Alan Felipe Alves Taranti (Thoughtworks) e Diogo Soares (CTO Jera).
No total, 10 equipes se inscreveram na maratona de ideias e criatividade, entre desenvolvedores, designers e profissionais de negócios. O desafio foi criar projetos inovadores para um “cliente” real, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campo Grande, contribuindo para um melhor atendimento à população, por meio de coleta de dados, estatísticas e segurança.
Diogo Soares é professor da UCDB e integrante da equipe: “O atual sistema do Samu é antigo e não está recebendo atualização, conforme nos passaram no briefing. Então, durante o desafio, prototipamos soluções, desde o atendimento, triagem e operacionalização. O bacana é que o Samu realmente salva vidas, tem um volume muito grande de ligações por dia, então para nós foi enriquecedor entender a necessidade dos gestores e os alunos poderem pensar no atendimento real e aplicar técnicas que aprenderam para desenvolver as soluções”, avaliou o docente.
“É um time muito especial porque ele conta com três alunos que estão fazendo Ciência da Computação e Análise de Sistemas, além de egressos dos nossos cursos”, ressaltou o coordenador dos cursos de Tecnologia, Marcos Alves. O grupo recebeu R$ 1.000,00, seis fones gamer, troféu e medalhas.
Para o aluno Pedro Alves o evento foi bem interessante. “Como acadêmico foi muito gratificante eu ter participado de um evento grande desse e resolver um problema que a gente tem dentro da saúde pública. Foi muito bom trabalhar com os egressos, que já são mais experientes e nos ensinaram como funciona a organização para atender as demandas do mercado. O desenvolvimento foi bem complicado, tivemos que estudar muito para desenvolver os fluxos e fazer a apresentação vendendo nossa ideia. Propusemos uma solução para os profissionais que estão na viatura do Samu para que, com um clique, consigam executar as ações necessárias para agilizar o atendimento”, contou.
Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo
Evento termina no próximo sábado (9)