Educação Física - Bacharelado

Disciplinas

+ ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR
  • Carga horária: 40
+ APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR
  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADE FÍSICA ADAPTADA
  • Carga horária: 80
+ ATIVIDADES AQUATICAS
  • Carga horária: 80
+ BIOMECÂNICA
  • Carga horária: 40
+ CORPO HUMANO I
  • Carga horária: 120
+ CORPO HUMANO II
  • Carga horária: 120
+ ESPORTE, LAZER E SOCIEDADE
  • Carga horária: 40
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
  • Ementa: O desafio de aprender e ensinar. Contato com realidade variadas em diferentes faixas etárias que se apresentam no mercado de trabalho. O estágio e seu cotidiano: organização, gestão, planejamento, relações interpessoais, currículo, processo de avaliação, envolvimento com a comunidade, entre outros.
  • Objetivo:

    a) Proporcionar aos/à alunos/as a observação e a vivência de diversos aspectos administrativos, pedagógicos e operacionais de uma instituição desportiva

    b) Compreender que a prática docente deve estar fundamentada numa visão de mulher/homem e de sociedade, exigindo do/a educador/a uma concepção social, política e pedagógica definida.

    c) Problematizar a formação de professores/as de Educação Física averiguando a atuação dos atuais professores em exercício e delineando possíveis caminhos de efetiva participação no cotidiano das instituições desportivas (academias, clubes e agremiações, parques e locais de lazer.

    d) Exercitar a convivência e troca de experiências em sala de aula, entre pessoas que possuem trajetórias educacionais e profissionais diferenciadas e, portanto, têm diferentes formas de compreender a realidade, de apropriar-se e de construir/reconstruir o conhecimento.

    e) Constatar que professores/as e alunos/as, mesmo possuindo concepções diferentes, podem ser companheiros/as e sujeitos na construção do conhecimento, tornando a ação pedagógica desafiadora, crítica, criativa e prazerosa.

    f) Experienciar a prática docente como uma forma de rever os conhecimentos adquiridos durante o curso, detectando falhas e redescobrindo novas formas de atuar respeitando e valorizando as características regionais e culturais.

  • Carga horária: 200
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
  • Carga horária: 160
+ ESTÁGIO SUPERVISIONADO III
  • Carga horária: 160
+ FUNDAMENTOS DA DANÇA
  • Ementa: Introdução ao ritmo. Dança - conceito, origem e estilos. Construção coreográfica para variadas modalidades de dança. Aspectos motivacionais dentro de uma sala de aula.
  • Objetivo: Despertar no futuro profissional o interesse e o contato direto com a dança.
    Oportunizar a vivência do acadêmico enquanto profissional de dança na academia.
    Desenvolver suas potencialidades frente a uma sala de aula.
    Possibilitar a ampliação do vocabulário corporal.
    Desenvolver a criatividade coreográfica.
    Desenvolver a capacidade de comunicação.
    Incentivar a formação de novos profissionais da dança em academia.
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS DAS LUTAS
  • Carga horária: 100
+ FUNDAMENTOS DO BASQUETEBOL
  • Carga horária: 100
+ FUNDAMENTOS DO HANDEBOL
  • Carga horária: 80
+ FUNDAMENTOS DO PILATES
  • Carga horária: 40
+ FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL
  • Carga horária: 100
+ FUNDAMENTOS DOS ESPORTES PARALÍMPICOS
  • Ementa: História do esporte paralímpico; características neuropsicológicas, psicomotoras, sociais e comportamentais de pessoas com deficiência; atividades esportivas para pessoas com deficiência; planejamento de programas de treinamento adaptados e avaliação de tarefas.
  • Objetivo:

    Desenvolver conhecimentos e competências para atuar, de forma participativa no ensino do Esporte Paralímpico;

    Realizar avaliações e testes físicos em atletas paralímpicos.

    Acompanhar o treinamento das equipes de Campo Grande.

    Conhecer um pouco da classificação funcional dos esportes paralímpicos.
     

  • Carga horária: 40
+ GINÁSTICA DE ACADEMIA I
  • Carga horária: 60
+ GINÁSTICA DE ACADEMIA II
  • Ementa: Fundamentação da ginástica de academia nos aspectos e particularidades das modalidades específicas. Teoria musical, pensada como favorecedora as aulas de ginástica de academia. Step, Jump, treinamento intervalado e ciclismo indoor.
  • Objetivo:

    Por meio da disciplina de ginástica de academia, fazer com que os alunos do curso de educação física, tenham o conhecimento 

    básico da teoria e prática, das várias modalidades existentes dentro de uma academia, para que possam encontrar dentre elas, 

    as suas reais habilidades, sendo este conhecimento básico de cunho fisiológico, sócio - afetivo e motor. Os programas e discussões de conteúdos devem estar focados no objetivo geral da formação que é a  atividade física na promoção da saúde  na Licenciatura e no Bacharelado. 

  • Carga horária: 40
+ GINASTICA LABORAL E ERGONOMIA
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES I
  • Carga horária: 40
+ HUMANIDADES II
  • Carga horária: 40
+ NEUROCIÊNCIA BÁSICA
  • Carga horária: 40
+ NUTRIÇÃO ESPORTIVA
  • Carga horária: 40
+ PRIMEIROS SOCORROS
  • Carga horária: 40
+ PSICOLOGIA DO ESPORTE
  • Carga horária: 40
+ SAUDE MENTAL
  • Carga horária: 40
+ TREINAMENTO DE FORÇA I
  • Carga horária: 80
+ TREINAMENTO DE FORÇA II
  • Carga horária: 80