ENGENHARIA CIVIL
Bacharelado | Graduação | Matutino, NoturnoUm curso para pessoas que...
Apresentem uma combinação de qualidades e características que refletem as demandas e os desafios da profissão, como raciocínio lógico e matemático, afinidade com as ciências exatas, atenção aos detalhes e capacidade de análise crítica, capacidade de trabalho em equipe, curiosidade técnica e valorização da sustentabilidade, além de visão global e interesse por infraestruturas.
Tenha uma profissão capaz de ser…
Colaborativa com o crescimento do país. A Engenharia Civil no Brasil abrange uma ampla gama de áreas e campos profissionais, refletindo as necessidades de infraestrutura do país. O engenheiro civil pode trabalhar nas áreas de estruturas, geotecnia, hidráulica e saneamento, transportes, construção civil e urbanismo e engenharia ambiental. Ele também pode ter foco em materiais de construção, em estruturas metálicas, na engenharia de segurança do trabalho e no diagnóstico de patologias de construções. Todas essas áreas oferecem diversas oportunidades de atuação, permitindo que os engenheiros civis se especializem e contribuam para o desenvolvimento sustentável e eficiente das infraestruturas do Brasil.
Sobre o curso
5 ANOS Período
Matutino, Noturno
O curso de Engenharia Civil da UCDB, na modalidade presencial, sobressai-se pela harmonia entre a teoria e as atividades práticas complementares. Um de seus diferenciais notáveis é a realização de experimentos laboratoriais, assim como as visitas técnicas a setores variados, como construção civil, portos e aeroportos, e os projetos elaborados pelos alunos desde os primeiros semestres. A grade curricular integra, de maneira eficaz, as questões ambientais e os princípios da sustentabilidade. Semestralmente, são promovidos workshops enriquecedores, complementados por diversas atividades de extensão. Adicionalmente, a excelência técnica do corpo docente confere ao curso um padrão elevado de formação, preparando os alunos para os desafios do mercado.
Corpo Docente
matriz curricular
- FÍSICA I
- FUNDAMENTOS DO DESENHO TÉCNICO
- GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
- INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
- FORMAÇÃO HUMANA DO PROFISSIONAL
- QUÍMICA TECNOLÓGICA
- ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
- CÁLCULO: LIMITE E DERIVADA
- DESENHO TÉCNICO APLICADO
- FÍSICA II
- PROJETO DE EXTENSÃO EM SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE
- TOPOGRAFIA
- CÁLCULO: INTEGRAL
- ESTÁTICA DE ESTRUTURAS
- FENÔMENO DOS TRANSPORTES
- FÍSICA III
- MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: ESTRUTURAL
- PENSAMENTO CIENTÍFICO
- SEGURANÇA DO TRABALHO
- CÁLCULO: SÉRIES E EQUAÇÕES DIFERENCIAIS
- CONFORTO AMBIENTAL
- ELETRICIDADE
- MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO: ACABAMENTO
- MÉTODOS NUMÉRICOS
- PROJETO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
- ANÁLISE DE ESTRUTURAS
- ARQUITETURA DE EDIFICAÇÕES
- AUTONOMIA INTELECTUAL DO ESTUDANTE
- FENÔMENOS DE TRANSPORTES APLICADO
- INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
- MECÂNICA DOS SOLOS
- RESISTENCIA DE MATERIAIS
- CONSTRUÇÃO CIVIL
- ECONOMIA
- HIDRÁULICA
- HIDROLOGIA
- HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
- RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS APLICADA
- TECNOLOGIA DE EDIFÍCIOS
- ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
- CONCRETO ARMADO
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- ESTRADAS
- FUNDAÇÕES
- PROJETO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO E ORIENTAÇÃO À COMUNIDADE
- ESTRUTURA METÁLICA E DE MADEIRA
- INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS, SANITÁRIAS E GÁS
- PLANEJAMENTO E CONTROLE DE CONSTRUÇÃO
- SANEAMENTO BÁSICO
- TECNOLOGIA E GESTÃO DE DADOS
- CONCRETO PROTENDIDO
- DRENAGEM E MANEJO DE ÁGUAS PLUVIAIS
- ÉTICA PROFISSIONAL
- RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O MUNDO DO TRABALHO
- SISTEMA E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL
- TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA CIVIL: TECNOLOGIAS
- TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
- AEROPORTOS, PORTOS E VIAS NAVEGÁVEIS
- PONTES DE CONCRETO E GRANDES ESTRUTURAS
- PROJETO DE DESEMPENHO DE EDIFICAÇÕES
- TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA CIVIL: MERCADO DE TRABALHO
- TRATAMENTO DE RESIDUOS URBANOS
Coordenação
-
Coordenação
Felipe Buller Bertuzzi -
E-mail
RF1877@ucdb.br -
Telefone/Whatsapp
6733123300 -
Localização
Bloco A, piso superior.
Motivos para ser ENGENHARIA CIVIL
#SerUCDB
Sistema de avaliação e aprendizagem
O sistema de avaliação e aprendizagem no curso de Engenharia Civil presencial é multifacetado, combinando diferentes métodos e abordagens para medir o desempenho dos alunos e promover uma aprendizagem efetiva. Os métodos são distribuídos de acordo com as competências a serem avaliadas, e com as metodologias aplicáveis. São eles:
1. Avaliações formativas
- Provas e testes: realizados ao longo do semestre, para avaliar a compreensão dos conceitos fundamentais. Podem incluir questões objetivas, dissertativas e cálculos.
- Trabalhos em grupo: projetos que estimulam a colaboração e a aplicação prática dos conhecimentos, promovendo o trabalho em equipe.
- Relatórios de laboratório: análises e documentação de experiências práticas realizadas em disciplinas específicas, como física, materiais e mecânica dos solos.
-
2. Avaliações somativas
- Exames finais: provas que avaliam o conhecimento adquirido ao longo do semestre, abrangendo todo o conteúdo das disciplinas, no caso do aluno não ter alcançado a média para ser aprovado sem exames.
- Apresentações: Exposição de projetos e trabalhos de pesquisa, permitindo que os alunos demonstrem compreensão e habilidades de comunicação.
-
3. Projetos práticos
- Desenvolvimento de projetos: atividades práticas em que os alunos elaboram projetos de engenharia, aplicando teorias e conceitos em situações reais ou simuladas.
- Estágios supervisionados: experiências práticas em empresas ou obras, que permitem a aplicação do conhecimento teórico em contextos reais e a vivência do dia a dia da profissão.
-
5. Critérios de avaliação
- Transparência: critérios claros e objetivos, divulgados no início do curso, no primeiro dia de aula, que ajudam os alunos a entender como serão avaliados.
- Diversidade de métodos: uso de diferentes formatos de avaliação para atender às diversas formas de aprendizagem dos alunos, promovendo uma avaliação mais abrangente, com base em metodologias ativas.
-
6. Competências e habilidades
- Foco nas competências: Avaliações que consideram não apenas o conhecimento técnico, mas também habilidades interpessoais, trabalho em equipe e criatividade.
- Desenvolvimento de Soft Skills: Valorização de competências como liderança, comunicação e resolução de problemas nas avaliações práticas.
Esse sistema de avaliação visa não apenas mensurar o aprendizado, mas também incentivar o desenvolvimento de competências essenciais para a atuação profissional do engenheiro civil, preparando-o para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
O estágio supervisionado obrigatório acontece em um semestre, sendo supervisionado pelo professor da disciplina.
O curso conta com Trabalho de Conclusão de Curso, que ocorre ao longo de 2 semestres, com orientação de professor da área de concentração do trabalho.