ARQUITETURA E URBANISMO
Bacharelado | Graduação | Matutino, NoturnoUm curso para pessoas que...
Querem fazer a diferença no mundo, seja pela criatividade ou organização mais justa e consciente de nossos espaços. Arquitetura é criação, inovação e equidade. Uma das profissões mais antigas do mundo, mas que vive se renovando para buscar soluções mais adequadas ao seu tempo, tendo como foco maior a qualidade de vida das pessoas e dos espaços.
Tenha uma profissão capaz de ser…
Impactante na vida das pessoas, seja na construção de casas, edifícios, praças ou na organização das ruas, nos fluxos diários dos transportes, da cidade. Arquitetura e Urbanismo é vida em movimento, e sua existência só se justifica se for útil para uma comunidade ou alguém. A função do arquiteto tem como premissa compor projetos funcionais, de estrutura sólida e comprometido com o belo.
Sobre o curso
5 ANOS Período
Matutino, Noturno
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica tem 13 anos de existência e periodicamente passa por revisões de sua grade curricular. A nossa preocupação é atuar numa educação eficaz e contemporânea. Temos mais de 400 profissionais formados, atuando em diversas áreas no mercado de trabalho.
Nos primeiros dois anos, o curso tem como objetivo a formação de base, para munir os estudantes das ferramentas, permitindo dar início a projetos e suas representações técnicas, além de introduzir o aluno no contexto histórico da profissão, contribuindo para o seu acervo e sua linguagem.
Nos anos terceiro e quarto, o curso explora habilidades criativas, mas exequíveis; ou seja, aplicadas a técnicas e legislações. Este período é muito importante para que o aluno desenvolva mais habilidades em grupo, lide com as diferentes formas de pensar, aprenda a argumentar e melhore seu poder crítico.
No quinto ano, o acadêmico irá apresentar uma composição própria, podendo explorar o tema de sua preferência e todas as suas habilidades, além da preparação para como iniciar no mercado de trabalho.
O campus da UCDB propõe uma estrutura robusta e de qualidade para o aluno, com laboratórios de informática equipados com a plataforma BIM e programas de tratamento de imagem. O curso de Arquitetura da UCDB também presta serviço à comunidade através da disciplina de estágio supervisionado, com o Plantão de Dúvidas sobre Regularização e Aprovação de Projetos Residenciais, que acontece uma vez ao mês e possibilita que o aluno participe desse trâmite, dando a ele uma visão da realidade e dos processos necessários para uma das frentes de trabalho do arquiteto.
O principal diferencial do aluno de Arquitetura da UCDB vem da sua formação salesiana. Sendo assim, além de um profissional que domina as técnicas e é responsável, ele também é humano em suas ações, esteja onde estiver. Essa formação deseja promover profissionais proativos, capacitados e sempre prontos para aprender.
Corpo Docente
matriz curricular
- FORMAÇÃO HUMANA DO PROFISSIONAL
- DESENHO E EXPRESSÃO: OBSERVAÇÃO E COMPOSIÇÃO
- DESENHO TÉCNICO E GEOMETRIA APLICADA
- ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES
- INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E URBANISMO
- SISTEMAS ESTRUTURAIS NA ARQUITETURA: MECÂNICA E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS
- DESENHO E EXPRESSÃO: FUNDAMENTOS TRIDIMENSIONAIS
- DESENHO TÉCNICO: REPRESENTAÇÃO ARQUITETÔNICA
- INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO
- PROJETO DE EXTENSÃO EM SUSTENTABILIDADE E DIVERSIDADE
- SISTEMAS ESTRUTURAIS NA ARQUITETURA: AÇO E MADEIRA
- TOPOGRAFIA
- COMPUTAÇÃO GRÁFICA: REPRESENTAÇÃO DIGITAL
- CONFORTO AMBIENTAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
- GEOTECNIA NA ARQUITETURA
- PENSAMENTO CIENTÍFICO
- PROJETO ARQUITETÔNICO DO ESPAÇO RESIDENCIAL UNIFAMILIAR
- TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DA PAISAGEM: ANTIGUIDADE
- CONFORTO AMBIENTAL LUMÍNICO E ACÚSTICO
- MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO:FUNDAMENTOS E PROPRIEDADES BÁSICAS
- PROJETO ARQUITETÔNICO DO ESPAÇO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR
- PROJETO DE EXTENSÃO EM EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
- SISTEMAS ESTRUTURAIS NA ARQUITETURA:CONCRETO ARMADO
- TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DA PAISAGEM:MODERNISMO E PÓS MODERNISMO
- AUTONOMIA INTELECTUAL DO ESTUDANTE
- COMPUTAÇÃO GRÁFICA: COMUNICAÇÃO VISUAL
- MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO E ACABAMENTO: PROPRIEDADES E APLICAÇÕES AVANÇADAS
- PROJETO DE ARQUITETURA DE INTERIORES
- SISTEMAS ESTRUTURAIS NA ARQUITETURA: CONCEPÇÃO ESTRUTURAL
- TEORIA E HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO DAS CIDADES
- FUNDAMENTOS DE URBANISMO E PAISAGISMO
- HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E DIREITOS HUMANOS
- INSTALAÇÕES PREDIAIS ELÉTRICAS
- INSTALAÇÕES PREDIAIS HIDROSSANITÁRIAS
- PROJETO ARQUITETÔNICO DO ESPAÇO COMERCIAL
- PROJETO DE RESTAURO E CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO
- PLANEJAMENTO DE INFRAESTRUTURA URBANA
- PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS
- PROJETO ARQUITETÔNICO DO ESPAÇO INSTITUCIONAL
- PROJETO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO E ORIENTAÇÃO À COMUNIDADE
- PROJETO DE URBANISMO PARA ESPAÇOS PÚBLICOS
- ÉTICA E PRÁTICA PROFISSIONAL
- PROJETO ARQUITETÔNICO DO ESPAÇO COLETIVO
- PROJETO DE PAISAGISMO E COMPOSIÇÃO
- PROJETO DE URBANISMO PARA O PARCELAMENTO URBANO
- TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
- TECNOLOGIA E GESTÃO DE DADOS
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
- PROJETO DE PAISAGISMO E APLICAÇÃO
- PROJETO DE REFORMA DE EDIFICAÇÕES
- RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O MUNDO DO TRABALHO
- TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURA E URBANISMO: TECNOLOGIAS
- ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
- ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- PLANEJAMENTO URBANO, REGIONAL E METROPOLITANO
- TÓPICOS ESPECIAIS EM ARQUITETURA E URBANISMO:MERCADO DO TRABALHO
- TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO
Coordenação
-
Coordenação
Felipe Buller Bertuzzi -
E-mail
RF1877@ucdb.br -
Telefone/Whatsapp
6733123300 -
Localização
UCDB - Bloco A, piso superior
Motivos para ser ARQUITETURA E URBANISMO
#SerUCDB
Sistema de avaliação e aprendizagem
Agendadas no início do semestre com as turmas, através do plano de ensino da disciplina, devendo cobrar o conteúdo visto em sala de aula. As provas podem ser escritas ou orais, com questões abertas ou fechadas.
Agendados no início do semestre com as turmas, através do plano de ensino da disciplina. Poderão ser individuais ou em grupo, e deverão compor os processos investigativos da disciplina.
Algumas disciplinas adotam o seminário como avaliação, pois é uma oportunidade para o acadêmico treinar as habilidades de fala e a montagem das apresentações, melhorando seu poder de argumentação, sua objetividade e seu domínio de linguagem.
Agendados no início do semestre com as turmas, através do plano de ensino da disciplina, podem acontecer de forma individual ou em grupo, e deverão ter o nível de dificuldade gradativamente aumentado para o aluno, de semestre a semestre. Os projetos acontecem em disciplinas diversas.
O TFG começa no nono semestre, em que o aluno definirá a área de interesse e o seu objeto de pesquisa junto de seu orientador, o qual será um professor do curso e arquiteto por formação. Nesta primeira etapa, o aluno deverá construir uma monografia, apresentando uma escrita técnica-científica, baseada em autores de referência. Essa base teórica servirá de apoio para a busca de precedentes e definições do projeto para a segunda etapa. Esse semestre é finalizado com a entrega do TFG 1 e uma apresentação para banca, composta pelo orientador e um outro professor da casa.
No décimo semestre, o acadêmico deverá dar continuidade ao trabalho da monografia, gerando um produto, um anteprojeto. Essa etapa envolve todo o domínio técnico e criativo do aluno, uma oportunidade para colocar em prática seu amadurecimento projetual. Ao final do TFG 2, o aluno deverá apresentar a parte teórica e o projeto para uma banca examinadora composta pelo orientador, um professor da casa e um convidado externo, arquiteto por formação.
A disciplina de TFG não tem exame, e o acadêmico deverá obter, no mínimo, a nota sete para ser aprovado. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o TFG do curso de Arquitetura e Urbanismo deve ser individual.
Premiações
2023
2° colocado na categoria Paisagismo no concurso Estadual de trabalhos de Conclusão de curso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU-MS);
2022
3° colocado no concurso Estadual de Trabalhos de Conclusão de Curso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU-MS);
2021
1° colocado no primeiro concurso Estadual de Trabalhos de Conclusão de Curso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU-MS);
MençãoHonrosa no primeiro concurso Estadual de Trabalhos de Conclusão de Curso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul (CAU-MS).
Menção Honrosa concedida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação (Emha), pelo projeto revolucionário inscrito no 2º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo “Campo Grande Bem Melhor” – Medidas sustentáveis e inovadoras voltadas para habitação de interesse social.
Publicação na Revista Archdaily Brasil como um dos melhores trabalhos de conclusão de curso do ano entre Brasil e Portugal, cujo tema foi “Intermodalidade a serviço do desenvolvimento local”.