ENGENHARIA MECÂNICA
Bacharelado | Graduação | Matutino, NoturnoUm curso para pessoas que...
Buscam tornar-se profissionais polivalentes, multidisciplinares, qualificados, generalistas, humanistas e críticos. Além disso, que sejam capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias e soluções conhecimento no ramo dos sistemas mecânicos de máquinas, motores a combustão, turbinas, veículos e máquinas agrícolas, instalações industriais, sistemas de produção, turbinas, ar condicionado, câmaras frias, caldeiras, máquinas para construção civil, entre outros.
Tenha uma profissão capaz de ser…
Importante nos mais variados segmentos das empresas que desenvolvem projetos e fabricação de sistemas mecânicos, bem como em indústrias de equipamentos industriais; empreendimentos agropecuários e energéticos; em autarquias do setor, além de consultorias, empresas autônomas, desenvolvimento de sistemas, treinamento técnico, formação de profissionais de áreas técnicas e de engenharia, além de pesquisa e desenvolvimento de conhecimento e de novas tecnologias. Assim, o profissional formado por este curso poderá exercer, entre outras, as seguintes funções no mundo de trabalho: líder de equipes de manutenção e de projetos; projetista integrador de sistemas de automação e controle, para fins industriais, comerciais ou agropecuários; projetista de equipamentos mecânicos; projetista de sistemas de fabricação mecânica; responsável pelo controle da produção e controle de qualidade de processos produtivos; projetista de sistemas de refrigeração e ar condicionado em geral; plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de sistemas de ar condicionado; elaborador de documentação técnica em mecânica; projetista de sistemas térmicos e máquinas de fluxo; responsável por manutenção industrial, automotiva, naval, aeroespacial e manutenção de equipamentos de construção civil; consultor técnico; pesquisador cientista com capacidade para formação complementar e pós-graduação; pesquisador nos setores de pesquisa e desenvolvimento industrial e de produtos; formador de técnicos e engenheiros; perito em sistemas térmicos e mecânicos.
Sobre o curso
5 ANOS Período
Matutino, Noturno
O curso de Engenharia Mecânica da UCDB propicia uma formação generalista, em estudos e projetos de sistemas mecânicos e térmicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde a concepção, análise e seleção de materiais, até a fabricação, controle e a manutenção. Tudo sempre de acordo com as normas técnicas previamente estabelecidas, podendo também participar na coordenação, fiscalização e execução de instalações mecânicas, termodinâmicas, eletromecânicas e hidropneumáticas. Além disso, o estudante de Engenharia Mecânica também poderá coordenar e/ou integrar grupos de trabalho na solução de problemas de engenharia, englobando aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, éticos, ambientais e de segurança, além de supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos, pareceres técnicos, auditoria e arbitragem. No decorrer de sua graduação, os acadêmicos de Engenharia Mecânica também recebem formação considerando aspectos referentes à ética, à segurança e aos impactos ambientais.
Corpo Docente
matriz curricular
- FÍSICA I
- FUNDAMENTOS DO DESENHO TÉCNICO
- GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR
- INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
- FORMAÇÃO HUMANA DO PROFISSIONAL
- QUÍMICA TECNOLÓGICA
Coordenação
-
Coordenação
Alexsandro Monteiro Carneiro -
E-mail
RF5974@ucdb.br -
Telefone/Whatsapp
6733123300 -
Localização
Bloco A, piso superior
Motivos para ser ENGENHARIA MECÂNICA
#SerUCDB
Sistema de avaliação e aprendizagem
O curso de Engenharia Mecânica segue a atual proposta avaliativa da UCDB, baseada em metodologias ativas, trazendo assim uma dinâmica produtiva de resultados em suas disciplinas. Além disso, o curso tem ao final um Projeto de Graduação, onde os estudantes têm a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvendo propostas de soluções para problemas reais, tanto na área científica quanto na área do mundo do trabalho, muitos deles com a criação de hardware, motores, entre outros produtos tecnológicos.
Os estudantes realizam, durante todo tempo de curso, atividades avaliativas baseadas em metodologias ativas, em que eles são colocados como protagonistas de seu aprendizado, de maneira a valorizar e reforçar a necessidade de absorção de conhecimento de forma autônoma pelo futuro profissional. Por estarem trabalhando fortemente com a aplicação destas metodologias, como, por exemplo, o aprendizado baseado em problemas, os acadêmicos acabam constituindo a prática de trabalhar com projetos reais para clientes reais. Além disso, é frequente o uso da metodologia de sala de aula invertida, grupos de estudo e pesquisa, painéis integrados, rodas de conversa, entre outros.