História das etnias indígenas pode ser conhecida no Museu das Culturas Dom Bosco

21/07/2015 - 15:00 - Cultura

Fonte: Gabriel Bittar

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Cultura

“Existem museus para o objeto. Este é para o homem”. Essa apresentação refere-se ao Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), da Universidade Católica Dom Bosco, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Uma visita ao local proporciona conhecimento, entretenimento, aprendizado sobre a cultura brasileira e sobre a história de várias etnias indígenas.

Aberto de terça-feira a domingo, das 8h às 16h30, o MCDB possui acervo relacionados aos povos do Mato Grosso do Sul (Terena, Kadiweu, Guarani Kaiowa, Kinikinaw, Guató e Ofaie) e de outras regiões do País, como os Xavante, Bororo, Karajá e do Rio Uaupés (são os povos Tukano, Desana, Tariana, Pira-Tapuia, Tuiuka, Paracanã, Taiwano e Wanana). Estes últimos são simbolizados no museu com uma metáfora: “[...] Podemos sugerir que o espaço metaforiza a cultura disposta esteticamente ao longo do Rio Uaupés e que onde o ‘rio’ termina, acaba a vida, aprisionada nas Vestes de Lágrimas dentro do círculo sagrado, para dar origem a um novo começo”, é a descrição no site oficial do museu.

Visitantes também têm acesso à exposição temporária de História Natural, com milhares de exemplares de minerais e animais, além de objetos arqueológicos.

Para conferir os horários de visitação do MCDB, basta acessar o link. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3326-9788.