Últimos dias para prestigiar a exposição especial com mais de 4 mil borboletas

23/10/2023 - 8:16 - UCDB

Fonte: Assessoria de Imprensa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Últimos dias para prestigiar a exposição especial do Museu das Culturas Dom Bosco, lá na Rua Barão do Rio Branco, 1.811, em frente à Praça do Rádio, com mais de 4 mil borboletas, em comemoração aos 100 anos de nascimento do sacerdote salesiano Pe. João Falco — um dos responsáveis pela criação do hoje conhecido Museu das Culturas Dom Bosco. 

A sala era uma das principais atrações do Museu, pelo qual já passaram mais de 467 mil pessoas — entre elas, o santo católico Papa João Paulo II, em 1991. “Depois da construção da nova sede, no Parque das Nações Indígenas, não foi possível levar todo grandioso acervo para o prédio novo. A Sala das Borboletas permanece praticamente intacta no antigo local, do jeito que Pe. João Falco idealizou e manteve durante todo o período em que trabalhou na construção e consolidação do museu. É com muita alegria que reabrimos o espaço para que a população reveja ou conheça essa rica exposição”, contou o diretor Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen.

O Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Pe. José Marinoni, relembra o relevante trabalho do padre salesiano. “Pe. Falco dedicou sua vida ao Museu. Ele, juntamente com Pe. Féliz Zavattaro, Pe. César Albisetti, Pe. Ângelo Venturelli e tantos outros foram fundamentais para reunir o acervo, catalogar e manter as mais de 80 mil peças. Hoje, temos a oportunidade de homenageá-lo com a reabertura de um espaço tão rico para a cultura do nosso Estado e que já encantou tantas pessoas ao longo das décadas”, afirmou.

Pe. Falco era estadunidense. Passou a infância na França e viveu na Itália. Em 1947, veio para o Brasil e ordenou-se padre em 1952. Em terras brasileiras, conviveu com o povo Bororo e morou às margens do Rio Uaupés, onde começou a reunir peças etnográficas. Era considerado um dos maiores especialistas em museologia no País e faleceu no dia 18 de dezembro de 1996.

Mais acervo

Além dos expositores com os insetos, muitas outras peças significativas para a história do Museu Regional Dom Bosco compõem a exposição comemorativa. Uma das alas que mais encantava as crianças e adultos era a dos animais taxidermizados (empalhados). Algumas das 1.161 peças foram levadas para o novo museu, mas a grande maioria permanece guardada pela falta de espaço. “Temos muitas e muitas peças que não estão expostas. Então, agora, nessa exposição temporária, trouxemos algumas delas para que o público relembre como era o espaço”, explicou Dirceu.

Serviço

Exposição Temporária "100 ANOS - PE. JOÃO FALCO"

Data: até o dia 31 de outubro de 2023

Local: Rua Barão do Rio Branco, 1811, Centro – Em frente à Praça do Rádio Clube

Horário: De segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Sábado, das 13h30 às 16h30

 

Notícias


01/12/2023 - 09:57 - UCDB

Dança no Museu será neste sábado e contará com apresentação de 22 grupos

Evento terá início às 18 horas, no Museu das Culturas Dom Bosco, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, no Parque das Nações Indígenas


29/11/2023 - 12:06 - Graduação

Projeto integrador é apresentado por acadêmicos de Publicidade e Propaganda

Participaram alunos do 4º e 6º semestre