UCDB realiza simpósio multidisciplinar de pós-graduação de MS

16/10/2023 - 7:05 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizam nos dias 18 e 19 de outubro a primeira edição do Simpósio Multidisciplinar de pós-graduação de Mato Grosso do Sul. Serão realizadas palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos sobre diversos temas, com transmissão on-line pelo YouTube.

O evento é gratuito, aberto ao público, direcionado para professores, corpo técnico e estudantes de pós-graduação do Estado. “O objetivo deste simpósio é promover a integração entre membros da comunidade acadêmica de distintas instituições do Estado de Mato Grosso do Sul”, destacou o coordenador do programa de pós-graduação mestrado e doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, professor Dr. Denilson de Oliveira Guilherme.

Empreendedorismo e Inovação na pesquisa é o tema da mesa-redonda de abertura, que terá a moderação do professor Dr. Ludovico Migliolo (UCDB) e a participação dos professores Dr. Patrik Luiz Pastori (UFGD), Dr. Michel Angelo Constantino de Oliveira (UCDB) e engenheiro mecatrônico Odilon Pereira de Moura (Sesi Fiems). Ao final do evento será realizada a premiação dos trabalhos.

Paralelamente irá ocorrer o VII Workshop de pós-graduação em Zootecnia e Ciência Animal do Estado de Mato Grosso do Sul. O simpósio conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da companhia de saneamento básico de água de Campo Grande, a Aegea. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3702.

Programação

Dia 18/10

7h30 (Auditório bloco A) – Apresentação cultural

8h (Auditório bloco A) – Abertura do evento, com a presença do Reitor da UCDB, Padre José Marinoni, Reitor da UFMS, Dr. Marcelo Augusto Turine; Reitor da UFGD, Dr. Jones Dari Goettert, Reitor da Uniderp, Dr. Cristiano Miranda Cupertino, Reitor da UEMS, Dr. Laércio Alves de Carvalho e Reitora do IFMS, Dra. Elaine Borges Monteiro Cassiano.

9h35 (Auditório bloco A) – Mesa-redonda ‘Empreendedorismo e Inovação na pesquisa’, moderada por Dr. Ludovico Migliolo (UCDB) e a participação dos professores Dr. Patrik Luiz Pastori (UFGD), Dr. Michel Angelo Constantino de Oliveira (UCDB) e engenheiro mecatrônico Odilon Pereira de Moura (Sesi Fiems).

13h (Auditório bloco A) – Apresentação cultural

13h30 (Auditório bloco A) – Mesa-redonda ‘Importância da pesquisa ou da indissociação da pesquisa na extensão’, com moderação feito por Dr. José Carlos Sorgato (UFGD), e a participação dos professores Dra. Juliana Carrijo (UFGD), Dra. Luciane de Pinho (UCDB) e Dr. Ernane Ronie Martins (UFMG).

15h (Bloco A Piso Superior) –  Apresentação de Trabalhos

15h40 (Auditório bloco A) – Mesa-redonda ‘Incêndios e outros fatores que afetam a sobrevivência das grandes araras, do homem e a na natureza’, com a moderação feita pela Dra. Rosemary Matias (Uniderp) e a participação dos professores Dra. Neiva Maria Robaldo Guedes (Anhanguera e Instituto Arara Azul), Dr. Higo José Dalmagro (Unic) e Dr. Eduardo de Castro Ferreira (Fiocruz).

15h40 (Auditório bloco M) – Mesa-redonda ‘Estado Carbono Neutro’, com a abertura feira por Dr. Jolimar Antonio Schiavo (UEMS), moderação do Dr. Paulo Eduardo Teodoro (UFMS), e a participação dos professores Dr. Eduardo Barreto Aguiar (Uniderp), Dr. José Marcato Junior (UFMS) e Dr. Jean Sérgio Rosset (UEMS)

 

Dia 19/10

8h (Auditório bloco A) – Mesa-redonda ‘Perspectivas de Internacionalização na Pós-graduação’, com moderação feita por Dr. Nalvo Franco de Almeida Junior (Fundect) e a participação do professor Octávio Luiz Franco (UCDB)

10h15    (Auditório bloco A) – Palestra ‘Investimentos na pesquisa e a Agenda 2030’, com o professor Dr. Marcio Pereira (Fundect)

13h30    (sala de aula no bloco a) – Grupos temáticos para discussão da pós-graduação no MS

15h15    (Auditório bloco A) – Premiação, encaminhamentos, encerramento, com os professores Denilson de Oliveira Guilherme, Fernando Miranda de Vargas Junior, Paulo Eduardo Teodoro, Jolimar Antonio Schiavo, José Carlos Sorgato e Rosemary Matias