Pró-Reitores fazem balanço e apresentam planos para 2024 durante Acolhida Docente

06/02/2024 - 9:12 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

A tradicional Acolhida dos Docentes, realizada a cada início de semestre na Universidade Católica Dom Bosco, aconteceu na noite de ontem (5), com a apresentação dos Pró-Reitores Taner Douglas Bitencourt, que está no exercício da Reitoria, Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão), Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação) e Pe. Rafael Lopes, recém-empossado na Pró-Reitoria de Pastoral e Assuntos Comunitários.

A banda da Pastoral animou a chegada dos docentes e Pe. Rafael foi o responsável pelo momento de oração. Ele aproveitou para se apresentar e contar um pouco da sua trajetória até chegar a UCDB. O grupo Senta que o Leão é Manso fez uma homenagem emocionante aos 70 anos da publicação da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.

Professor Taner destacou algumas ações feitas ao longo de 2023 e traçou uma linha do tempo a partir de 1961 até os dias atuais. “Precisamos deixar claro o tamanho da UCDB e sua relevância, antes que outras pessoas ou instituições se apropriem das nossas conquistas”, enfatizou, relembrando a missão institucional — que é formada pelas dimensões universitária, católica, salesiana e comunitária — a visão de futuro e os valores e princípios do carisma salesiano.

“Estamos chegando para iniciar um novo ano. Traçamos muitas estratégias para serem trabalhadas neste semestre e semana que vem começamos a receber os estudantes. Queremos que eles sejam acolhidos e temos um grande desafio: como engajar nossos alunos. Nós já fomos jovens e certamente fomos desafiadores para os nossos professores, também. Então, há algumas habilidades que precisam ser exercitadas diariamente”, destacou a professora Rúbia Marques.

Fechando a noite, Cristino Carvalho apresentou os diversos segmentos de sua pró-reitoria e mostrou os resultados obtidos com publicações nacionais e internacionais, premiações, reconhecimentos, formação de recursos humanos e produtos. “Olhando todos os rankings e  listas, conseguimos ver uma relevância muito grande da UCDB, bem distante de outras universidades no Estado. Tudo isso nos orgulha muito e é resultado do trabalho de vocês, docentes, do corpo administrativo e dos alunos. Esses números refletem na qualidade da formação acadêmica”.

Semana pedagógica

Dando continuidade à semana de Formação Docente, hoje (6), os professores participam, às 8h, de formação salesiana, e às 9h, a palestra Comunicação não violenta e resolução de conflitos. Às 18h, via Google Meet, acontece a oficina Ambiências formativas com as IAs.

Amanhã (7), às 8h, está programado o encontro “Processos de ensinagem na Universidade: princípios da avaliação por competências” e, às 18h, a mesa-redonda Curricularização da Extensão, com a participação da Pró-reitora da Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques. No dia 8, haverá duas oficinas: Design Thinking e Google Classroom, além de duas rodas de conversa sobre “Uso pedagógico dos modelos de inteligência artificial” e “Atuação psicopedagógica: quando procurar ajuda?”.

Fechando a programação, no dia 9, no período matutino, a mesa-redonda “Reflexões sobre as relações interpessoais em uma universidade salesiana” acontece a partir das 8h no auditório do bloco A.

 

Clique na foto principal e navegue na galeria de fotos.