Oficinas do 2º Ecopics serão realizadas na UCDB nesta quinta e sexta-feira

26/09/2023 - 14:31 - UCDB

Fonte: Silvia Tada e Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Teve início na manhã de hoje (26) o 2º Encontro do Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics), que é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul com apoio da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na quinta e na sexta-feira acontecem as oficinas no campus Tamandaré.

O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, participou da abertura do evento, no Palácio Popular da Cultura. “Eu lembro das palavras do Papa Francisco, que destaca que o doente é mais importante do que a doença. Qualquer abordagem terapêutica não pode prescindir da escuta do paciente, da sua história, das suas ansiedades, dos seus medos, da sua vida. O doente não é apenas um número, mas uma pessoa que precisa de atenção, de humanidade, de carinho, de atenção”, destacou. 

A Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rubia Renata Marques, e a coordenadora de Farmácia, Marla Miranda, participaram do encontro. As professoras Patrícia Lira e Úrsula Andrade, além de acadêmicos da UCDB também prestigiaram as atividades.

O Ecopics busca trazer discussões relevantes sobre estratégias, implantação e/ou implementação das PICS nos municípios, além de sensibilizar e instrumentalizar profissionais de saúde e gestores na prevenção e na promoção da saúde individual e coletiva, de forma integral e humanizada. 

evento conta com uma extensa programação, com palestras, plenárias, oficinas, apresentações artísticas, ofertas de cuidado – como yoga, reflexologia, reiki, ventosa, aromaterapia e saberes populares – e a apresentação de trabalhos aprovados.

Na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), no período vespertino, as oficinas serão sediadas na UCDB, como automassagem, elaboração de projetos para implantação da fitoterapia no SUS, modelo de farmácias vivas e jardins terapêuticos dos estados do Maranhão e do Mato Grosso do Sul, entre outras. 

As Prática Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de agravos, a promoção e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral, e na interação do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. 

As PICS foram instituídas no Sistema Único de Saúde (SUS) pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Uma das diretrizes é o aumento da resolutividade dos serviços de saúde, por meio da ampliação das abordagens de cuidado. Elas são transversais e podem estar presentes em todos os pontos da rede, prioritariamente na atenção primária.

 

Clique na foto principal e navegue na galeria de fotos.