Marido surpreende esposa em união estável da Justiça Itinerante na UCDB

30/10/2023 - 7:22 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O motorista Luis Eduardo do Rosário ficou sabendo que o atendimento da Justiça Itinerante estaria no dia 27 de outubro no campus da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e não perdeu tempo para realizar um grande sonho do casal, de oficializar o casamento com a professora Andrea Barauna de Souza do Rosário, com quem está junto há 16 anos e tem uma filha.

Além de convidar os familiares mais próximos para participar desse momento tão importante para eles, Luis Eduardo preparou uma surpresa para a esposa, comprou um par de alianças, que foi entregue pela filha do casal. “A gente sempre conversava, mas nunca tomava atitude para casar. Aí ele viu a possibilidade pela televisão e agendou o casamento, no entanto, a aliança foi uma surpresa total”, comemorou a esposa bastante emocionada. 

Quem também ficou muito feliz em participar deste momento foi a filha do casal, Maria Fernanda, de 11 anos. “Minha avó contou apenas hoje que eu iria entregar as alianças para meus pais. Eu tinha pedido muito para que eles se casassem”.

Nesta ocasião, os casamentos foram os mais procurados do dia, além dos atendimentos de pensão alimentícia, investigação de paternidade e divórcios, como foi o caso de Gabriel de Oliveira Costa, 28 anos. Ele conta que desde novembro do ano passado está separado da esposa, mas ainda não havia regularizado a situação, já que ambos estão morando em cidades diferentes. Com a possibilidade de realizar o atendimento on-line, conseguiu a dissolução da união estável. “Vi pelo Instagram que teria o atendimento com a facilidade da videoconferência e agendei o atendimento”.

O coordenador do curso de Direito, Luiz André de Carvalho Macena, reforçou a importância desse serviço prestado à população da região norte de Campo Grande. “É importante pois aqui na região ter um apoio para a comunidade tão populosa que está ao nosso redor, isso também ajuda tanto a comunidade quanto aos nossos acadêmicos. Facilita a prestação de serviço à sociedade e todos saem ganhando”.

Enquanto para a população os serviços prestados gratuitamente colaboram pela rapidez e estar próximo a residência, para os acadêmicos é a oportunidade de aprender mais. “É importante ver como funciona o atendimento, pois é uma situação bem delicada! O divórcio é bem diferente do casamento, então tem todo um cuidado com quem está sendo atendido, pois não é algo fácil que a pessoa está passando”, ressaltou a acadêmica do 9º semestre, Aline Piaia.

No mês passado foram 36 atendimentos e para o próximo mês já está agendado uma nova data de atendimento: dia 24 de novembro. Os atendimentos devem ser feitos pelos telefones (67) 3312-3510 ou 3643, pois as vagas são limitadas (30 vagas). Ao efetuar o agendamento, você vai ser informado sobre quais documentos devem ser levados no dia. 

A Justiça Itinerante também adotou o estilo de atendimento realizado durante a pandemia: as vídeos conferências. Desta forma, caso alguma das partes resida em outra comarca, poderá ter o atendimento também. 

O trabalho da Justiça Itinerante é uma parceria da UCDB com a 8ª Vara dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) que garante à população campo-grandense o atendimento gratuito, oferecendo assistência jurídica com a competência de conciliar, processar e julgar causas cíveis de menor complexidade, bem como as causas relativas a direito de família. O serviço é oferecido desde 2001.