Indique a um amigo

Exposição de fotos da UCDB marca comemorações dos 122 anos de Campo Grande

09/08/2021 - 12:16 - UCDB

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

Quem passar pelo centro de Campo Grande está convidado a viajar no tempo e ver como era a Capital há quase 100 anos. A exposição “Campo Grande tem história” destaca, por meio de fotografias antigas, a evolução da cidade e é fruto de parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).

Os painéis foram dispostos na Praça Ary Coelho, próximo da esquina das ruas 15 de Novembro e 14 de Julho e ficarão ali durante o mês de agosto em homenagem ao aniversário de 122 anos de Campo Grande.

A abertura oficial aconteceu na manhã de hoje (9), com a presença do prefeito Marquinhos Trad, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, do titular da Sectur, Max Freitas, e do organizador da exposição, professor Roberto Figueiredo, além do vereador Ronilço Guerreiro.

“É natural que um ambiente povoado de seres humanos tende a progredir e a se desenvolver. A gente agradece os gestores anteriores que passaram, que se esforçaram, jogaram sementes e hoje damos uma sequencia administrativa, com respeito, com planejamento, responsabilidade, ética e transparência”, destacou o prefeito.

No melhor estilo antes/depois, acadêmicos de História e de Publicidade e Propaganda resgataram nos arquivos do Arquivo Histórico de Campo Grane (Arca) fotos de locais emblemáticos da Capital, em sua maioria no centro da cidade. Em seguida, foram nos mesmos locais atualmente e fotografaram os novamente. As fotos novas e antigas transformaram-se em seis grandes painéis, que agora serão mostrados à população na principal praça da cidade.

“Esse projeto foi feito em 2018 e agora estamos expondo-o em um ponto de grande movimentação da Capital. As fotos antigas são da década de 30 e agora, quase 100 anos depois, mostramos os mesmos locais. Muitas construções não existem mais, outras foram modificadas; eram outros tempos, mas representam muito do que somos hoje”, explicou o professor da UCDB, Roberto Figueiredo.

Cada local escolhido ganhou uma breve explicação dos acadêmicos no próprio painel com curiosidades sobre a época e também detalhes do crescimento de Campo Grande.

"O patrimônio cultural de Campo Grande merece destaque e a exposição Campo Grande Tem História é importante justamente por conta da valorização da história da nossa Capital. Um povo sem história não valoriza seu passado, seu presente e desacredita no futuro", afirma o titular da Sectur, Max Freitas.

 

Veja galeria de fotos.

Notícias


29/11/2021 - 11:26 - Vestibular

Prazo para se inscrever no Vestibular UCDB termina nesta terça-feira

Universidade oferece vagas em cursos presenciais, híbridos e a distância, com qualidade e tradição de mais de 60 anos presente no ensino superior


29/11/2021 - 08:30 - UCDB

UCDB concede 10% de desconto na matrículas antecipada

Período de matrícula começa no dia 16 de dezembro