Em noite de colação, UCDB transforma vocações em realidade

16/02/2023 - 10:26 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na segunda noite de Colação Oficial 2022B da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizada ontem (15), o Reitor Pe. José Marinoni destacou a importância do conhecimento como mudança na vida das pessoas. “São diversas vocações transformadas em realidades, forjadas na cultura acadêmica da UCDB, que tem a missão vocacional de promover a formação integral fundamentada nos princípios cristãos, éticos e salesianos, e pessoas acometidas com a sociedade e com a vida. Dom Bosco resumia tudo dizendo: ‘a missão da UCDB é formar bons cristãos e honestos cidadãos’. E eu acrescento: profissionais competentes”.

Ontem (15), colaram grau os formandos de 11 cursos (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Medicina Veterinária, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Zootecnia).

Na vida da agora psicóloga Lucimar dos Santos Pereira essa transformação chegou aos 50 anos de idade. “Gosto muito de ouvir as pessoas e sempre me falaram que eu tinha o dom de escutar. Esse foi um dos principais incentivos e depois de uma decepção no casamento me motivou ainda mais. Minha opção foi estudar e a UCDB abriu as portas pra mim e hoje estou aqui. Essa conquista representa o meu futuro!”, destacou ela, que é moradora de Dois Irmãos do Buriti, cidade a 115 Km de distância de Campo Grande, e precisava viajar diariamente duas horas de ônibus para chegar à Universidade e outras duas para retornar para casa.

Para a recém-formada em Fisioterapia Sirlei Alves, a nova formação veio agregar ainda mais na profissão que já exerce. Ela é graduada também em Educação Física (licenciatura e bacharelado) e empresária. “A Fisioterapia entrou como necessidade. Esse momento não tem dinheiro que descreve, é maravilhoso, na qual você lembra tudo o que passou desde o primeiro dia do curso até a última prova. Quando você achar que não vai conseguir, persista e se apegue com Deus que tudo vai dar certo!”

O sonho também não é diferente para a mais nova farmacêutica campo-grandense, Ana Flávia Buchará. “Esse momento é incrível pra mim, pois foram muitos altos e baixos. Acho que você tem de ver os seus objetivos, olhar para a sua família, aquilo que você idealiza para o futuro e seguir em frente. Não é fácil, mas quando você chega lá vai ver que é muito melhor do que você esperava”.

Para Reginaldo Coelho, da etnia Terena da aldeia Água Bonita, de Campo Grande, o próximo passo é fazer o bacharelado e também levar o conhecimento para a aldeia. “Tenho que agradecer a UCDB por me conceder uma bolsa para alcançar esse objetivo tão sonhado. Formei-me em Educação Física [licenciatura], mas antes de voltar para a aldeia  Babaçu, de Miranda, e exercer a profissão, quero fazer o bacharelado. Atualmente trabalho como motoboy e espero começar logo a trabalhar na área e colocar os meus conhecimento em prática”.

Jayane Campos é da etnia Terena da aldeia Córrego do Meio, em Sidrolândia, cidade vizinha de Campo Grande e também se formou em Educação Física (licenciatura). Ela aproveitou o momento especial para utilizar um item que remete a sua cultura: o cocar. “O cocar para mim significa minha identidade, minhas raízes e minha cultura. Sempre em momentos especiais na minha minha vou estar usando. Minha experiência na faculdade foi desafiadora, com muitos aprendizados em relação ao curso e também fora da sala de aula, com muitos sacrifícios para todos os dias ir para Campo Grande estudar e a UCDB me deu uma oportunidade muito grande. Sou grata por tudo!”. Agora ela deseja fazer o bacharelado e trabalhar com crianças da própria aldeia. 

Também estavam presentes os Pró-Reitores Rúbia Renata Marques (Graduação e Extensão), Pe. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários), Taner Douglas Alves Bitencourt (Administração) e Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação), além dos coordenadores de cursos.

Programação

Hoje (16) colam grau os formandos dos cursos Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Sanitária e Ambiental, Medicina Veterinária, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Zootecnia.O evento será no complexo poliesportivo da Católica, com transmissão ao vivo pelo canal da UCDB no Youtube para contemplar familiares e amigos que moram distante.

Amanhã (17) serão as colações dos formandos dos cursos de Administração (presencial e EAD), Ciências Contábeis (presencial e EAD), Design, História (presencial e EAD), Jornalismo, Letras (presencial e EAD), Pedagogia (presencial e EAD), Publicidade e Propaganda, Serviço Social (EAD). Também os tecnológicos EAD: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Comércio Exterior, Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão Comercial, Gestão de Cooperativas, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais, Gestão Estratégica Empresarial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários, Processos Gerenciais e Secretariado, e Teologia. Na primeira noite, dia 14, colaram grau os formandos do curso de Direito. 

Galeria de fotos segunda noite de colação oficial

Leia mais:

15/02/2023 - Formandos de dez cursos colam grau nesta quarta-feira