Curso de Gastronomia ensina cardápio especial para o Dia das Mães

12/05/2023 - 10:16 - UCDB

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Em uma edição especial do UCDB Play, integrantes do curso de Gastronomia da Universidade Católica Dom Bosco ensinam três pratos para comemorar o Dia das Mães no próximo domingo (14) e estimular os filhos a entrarem na cozinha para homenagear suas mães. Liderado pelo professor Fábio Salviano, a equipe fez como entrada um Carpaccio de abacaxi, como prato principal Filé de frango com alcaparras e, como sobremesa, um Tartar de frutas.

A gravação começou logo cedo na quarta-feira (10), com o auxílio dos papais, que trouxeram os filhos para o campus sem que as mamães pudessem imaginar a participação. A cozinha principal do Pátio UCDB se transformou em um verdadeiro cenário daqueles programas famosos de culinária. O acadêmico Tiago Ueno e a egressa Márcia Benites também ajudaram no preparo dos pratos e instruíram as crianças: Alice, Bernardo e Heitor.

O passo a passo das três receitas foram gravadas em duas câmeras preparadas cuidadosamente pelo cinegrafista Giovani Neves. Por volta das 10 horas da manhã, com ajuda da Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, e da colaboradora Heloísa Sanfolin, as mamães colaboradoras, professora Flávia Feroldi e Beatriz Quintino, foram "convocadas" para uma reunião no Pátio UCDB.

Chegando lá, a equipe do UCDB Play entrou mais uma vez em ação e convidou Flávia e Bia para serem juradas em uma degustação de pratos feito por acadêmicos de Gastronomia — e elas toparam! Quando os pratos chegaram até elas, acompanhados pelos filhos, a emoção tomou conta de toda a equipe de gravação.    

Na manhã do dia seguinte foi o tempo para editar todo o material no Laboratório de Comunicação da UCDB, com este jornalista que vos escreve, com a Silvia Tada e o editor de imagens, Jair Francisco Borgato. Todo esse trabalho pode ser conferido clicando neste link.   

 

Confira as Receitas preparadas no Especial Dia das Mães

 

Carpaccio de abacaxi

1 unidade de abacaxi pérola

3 colheres de chá de vinagre de maçã

5 colheres de mel silvestre

10 unidades de folha de hortelã

1 colher de chá de semente de aroeira

 

Modo de preparo

Com ingredientes em mãos, lave e corte o abacaxi em fatias finas e disponha numa travessa. Em um recipiente, misture bem o mel e o vinagre e leve para gelar. Na hora de servir, regue o carpaccio de abacaxi com a mistura de mel e vinagre e salpique sementes de aroeira e folhas de hortelã.

 


Filé de frango com alcaparras

200g de filé de frango

5g de sal refinado

1g de pimenta do reino em grão moída

30g azeite de oliva extra virgem

20g manteiga sem sal

10g de alcaparras

100g de creme de leite fresco

 

Modo de preparo

Tempere o filé de frango com sal e pimenta moída na hora, dos dois lados. Coloque a frigideira no fogo alto e deixe ficar bem quente. Coloque o azeite e a manteiga e, em seguida, grelhe o filé de frango dos dois lados. Retire da frigideira e mantenha o frango aquecido. Na mesma frigideira, coloque 30 g de água, as alcaparras, o creme de leite fresco e mexa bem, formando um molho. Coloque o frango em um prato, acrescente o molho com alcaparras por cima e sirva acompanhado de arroz e batata rústica.

 

Tartar de frutas

200g de manga

200g de melão

200g de abacaxi

200g de kiwi

200g de sorvete de creme  

 

calda

500g de água

200g de açúcar cristal

120g de laranja

 

Modo de preparo

Primeiro, faça a calda. Lave a laranja e retire a casca. Coloque a água, o açúcar e a casca da laranja em uma panela e leve ao fogo até ferver. Depois, leve para a geladeira e deixe ficar bem gelado. Lave as frutas e corte em cubos bem pequenos. Coloque os pedacinhos na calda e deixe na geladeira por duas horas. Na hora de servir, escorra a calda e coloque uma bola de sorvete por cima.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna