Onças pintadas são resgatadas na Serra do Amolar e trazidas para Campo Grande

03/11/2020 - 17:07 - Pesquisa

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

Duas onças pintadas acabam de chegar em Campo Grande, vindas de avião da Força Aérea Brasileira (FAB), após serem resgatadas na Serra do Amolar em Corumbá com queimaduras nas patas, magras e desidratadas. O resgate, que ocorreu nesta manhã (3), após novos focos de incêndios e foi feito por uma equipe de médicos veterinários da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e acadêmicos voluntários.

“O animal estava bastante debilitado e tentava subir uma ribanceira e não conseguia. Ele se acomodou debaixo de uma touceira e não se movimentou mais. Começamos a monitorar  por dois dias até chegar recurso aéreo para fazer a captura dela, só que ela fugiu e entrou em uma casa abandonada. Quando nós vimos, havia outro lá dentro”, explicou a veterinária Paula Helena Santa Rita, que monitorou os animais no deslocamento. 

O trabalho também contou com a veterinária Magyda Arábia Araji Dahroug. “Os dois machos receberam curativos e fluidoterapia no local e agora vão ficar no Centro de Reabilitação de Animais Silvestes (CRAS) para tratamento de queimaduras e acompanhamento nutricional, para poder retornar para a natureza”, ressalta.

Um dos felinos, mais debilitados, morreu horas depois de chegar no centro de reabilitação em Campo Grande. As atividades fazem parte do Grupo de Resgate Técnico Animal do Pantanal/MS (Gretap), das comissões estaduais de Animais Silvestres (CEAS) e de Meio Ambiente (Cema) do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), do Biotério da UCDB, do Hospital Veterinário da UCDB e dos projetos de extensão em Castração e em Saúde Pública. Eles também já realizam ações na região do Alto Taquari, região Norte do Estado, levando alimentos e medicamentos arrecadados para tratar de animais feridos por conta das queimadas. O fogo já consumiu quase dois milhões de hectares do Pantanal em território sul-mato-grossense.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna