27/10/2023 - 14:51 - Pesquisa
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
No ciclo 2023/2024, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e Pibic Jr. da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) atingiu o maior número de bolsas desde a sua criação. Atualmente, são mais de 220 acadêmicos bolsistas em todas as áreas do conhecimento que são primordiais para a continuidade das centenas de pesquisas desenvolvidas na UCDB.
Durante o dia de hoje (27), o Pibic realizou o XXVII Encontro de Iniciação Científica, com a presença do Reitor do UCDB, Pe. José Marinoni, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e da coordenadora do Pibic/UCDB, Dra. Carina Elisei. “Quando o programa foi criado, iniciamos com dez bolsas. Elas foram muito importantes, à época, para o fortalecimento da área da pesquisa. Neste ano, com o fomento da Fundect, comemoramos um salto quantitativo do número de acadêmicos envolvidos com pesquisa e tudo isso se refletirá certamente na qualidade das nossas publicações”, enfatizou Cristiano.
As bolsas são concedidas por convênios com Fundect, CNPq e de recursos próprios da UCDB.
A palestra de abertura foi com Betina Stfanello Lima e com Nalvo Franco de Almeida Jr., diretor científico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), que abordaram o tema “Ações das agências de fomento sobre os programas acadêmicos”.
No período da tarde, o pesquisador Ivo Leite Filho falou sobre “A importância da iniciação científica Jr.”. De manhã e à tarde, os acadêmicos participantes apresentaram suas pesquisas no mezanino do Pátio UCDB.
Evento terá início às 18 horas, no Museu das Culturas Dom Bosco, localizado nos altos da Avenida Afonso Pena, no Parque das Nações Indígenas