Grupo Inovisão aperfeiçoa contador de alevinos

27/10/2023 - 7:15 - Pesquisa

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

Acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que pertencem ao grupo de pesquisa Inovisão, visitaram no dia 23 de outubro uma fazenda parceira do Projeto Pacu, localizada no município de Terenos. O intuito foi conhecer o espaço e também obter mais imagens para treinar as inteligências artificiais em desenvolvimento pelo grupo que conta os alevinos, além de iniciar um novo aplicativo para contar larvas de peixes.

“Foi um dia muito produtivo, com muitas imagens novas para treinar e testar nossa inteligência artificial e informações para compreendermos cada vez melhor as reais necessidades do produtor rural. Estamos aprimorando o contador de alevinos e criando um novo aplicativo para contar larvas de peixes”, ressaltou o líder da pesquisa do grupo Inovisão, professor Hemerson Pistori. 

O trabalho do grupo, com pesquisas em visão computacional e inteligência artificial, vêm sendo desenvolvidas há sete anos pelo grupo Inovisão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

A pesquisa conta ainda com outros dois parceiros, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o Projeto Pacu, que já registraram a patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Juntamente com o grupo Inovisão buscam solucionar um problema real, enfrentado por quem atua no ramo da aquicultura, a contagem baseada em visão computacional que permite a contagem automática dos alevinos na hora da venda, pois era feita de forma manual.

O grupo Inovisão foi criado em 2004 na Católica com o objetivo principal de realizar a integração de pesquisa, desenvolvimento e inovação para contribuir com o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de projetos de visão computacional voltados para aplicações no agronegócio.

Notícias


14/02/2024 - 01:00 - Mestrados e Doutorados

UCDB recebe cientista do Equador para ministrar palestra

Tema será sobre Sensoriamento remoto com drone



07/02/2024 - 08:00 - UCDB

UCDB passará a contar com atendimentos da Justiça Itinerante neste semestre

Atendimento deve ser agendado por telefone das 7h30 às 11h30