Evento na UCDB debate migrações e fortalecimento de políticas públicas

20/06/2023 - 10:12 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Teve início hoje (20), na UCDB Centro, o II Encontro “Migrações, refúgio, apatridia e políticas Públicas: Reflexões e debates por uma política nacional”. O evento é promovido pela Rede Estadual de Parceria Migrações de MS, da qual fazem parte 19 instituições, entre elas a Arquidiocese de Campo Grande, Universidade Católica Dom Bosco, Cruz Vermelha, Ordem dos Advogados do Brasil — Seccional MS, UEMS, UFMS, entre outras.

Participaram da mesa de abertura Ir. Rosane Costa Rosa (Pastoral do Migrante), Patrícia Cazzolino (Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos), Ben Hur Ferreira (Secretário-executivo de Direitos Humanos), Dra. Luciane Pinho de Almeida (UCDB) e César Augusto Silva (UFMS).

Integrantes da Orquestra Fraternidade sem Fronteiras apresentaram-se durante a manhã. Ir. Rosane, que agora trabalhará em São Paulo, foi homenageada e apresentou a nova coordenação da Pastoral do Migrante. Em seguida, aconteceu o lançamento do livro “Migração, Carisma scalabriniano e Pastoral dos Migrantes no Mato Grosso do Sul”, de autoria de Ana Paula Martins, Rosane Rosa, Luiz Rosado Costa, Marisa Ferreira Neves Zephyr e José Eduardo Melo de Souza.

Ainda pela manhã, aconteceu o debate “O processo de construção da Política Nacional de migração, refúgio e apátridas”, com a participação do coordenador geral de Política Migratória, do Departamento de Migração Nacional de Migrac, Paulo Illes, e Ana Paula Martins Amaral, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

No período da tarde, acontecem as mesas-reondas “Migrações Internacionais e Fronteira”, a partir das 14h, com Dr. João Carlos Jarochinski, da Universidade Federal de Roraima (UFR), Dra. Elaine Dupas (UFMS) e moderação de Tânia Regina Silva Garcez.

Em seguida, o tema será “A missão scalabriniana: ações e desafios para a Política de MS”, com a Ir. Rosane Costa Rosa.

Amanhã

Na quarta-feira (21), os debates começam às 8h com o tema “Políticas Púbicas e Integração Local dos Migrantes e Refugiados nos Territórios de Acolhida”, com Adriano Pistorelo, do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul (RS), Dr. Hermes Moreira Junior, da UFGD) e moderação de Andressa Santana Arce, da Defensoria Pública da União (DPU).

“Por uma Política Estadual Migratória” será o tema debatido a partir das 14h, com Mirtha Carpio, da Associação Venezuelana de Campo Grande, José Ramirez, da Cruz Vermelha/ Campo Grande, Flávia Renata, da Polícia Federal, Taciana Silvestrini, da Secretaria Assistência Social e Direitos Humanos, José Mário Antunes, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande, Junel Ilora, da Associação Haitiana Brasileira, Beatriz Lourenço, da Liga Acadêmica de Direito, e João Fábio Sanches Silva, da UEMS.

 

Notícias


14/02/2024 - 01:00 - Mestrados e Doutorados

UCDB recebe cientista do Equador para ministrar palestra

Tema será sobre Sensoriamento remoto com drone



07/02/2024 - 08:00 - UCDB

UCDB passará a contar com atendimentos da Justiça Itinerante neste semestre

Atendimento deve ser agendado por telefone das 7h30 às 11h30