Contador de alevinos da UCDB é destaque no Bioparque Pantanal

30/03/2023 - 10:26 - Pesquisa

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

Um dos resultados de pesquisas em visão computacional e inteligência artificial que vêm sendo desenvolvidas há 7 anos pelo grupo Inovisão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o dispositivo automatizado para contagem de alevinos está em exposição na I Jornada de Pesquisa e Tecnologia promovida pelo Bioparque Pantanal, em alusão ao primeiro ano de existência.

A pesquisa conta com outros dois parceiros, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o Projeto Pacu, que já registraram a patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Juntamente com o grupo Inovisão buscam solucionar um problema real, enfrentado por quem atua no ramo da aquicultura, a contagem baseada em visão computacional que permite a contagem automática dos alevinos na hora da venda, pois era feita de forma manual.

O estudo, que já foi tema de dissertação e tese, continua sendo aprimorada por acadêmicos da graduação. “Estamos atualizando o código do dispositivo que estava na versão do python 2 para a 3. Também estou começando a aprender inteligência artificial para melhorar o desempenho do código usando segmentação semântica e rastreamento de objetos, além de pesquisar sobre identificar a massa de cada alevino”, destacou o pesquisador da iniciação científica, Pedro Eduardo Fonseca Sampaio, o acadêmico do 5º semestre do curso Engenharia de Computação da Católica.

Palestra

E nesta sexta-feira (31/3), às 16h15, o líder da pesquisa do grupo Inovisão, professor Hemerson Pistori, vai ministrar a palestra “Visão computacional aplicada a pecuária”, no auditório do Bioparque Pantanal, dentro da programação da I Jornada de Pesquisa e Tecnologia.

O grupo Inovisão foi  criado em 2004 na Católica com o objetivo principal de realizar a integração de pesquisa, desenvolvimento e inovação para contribuir com o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de projetos de visão computacional voltados para aplicações no agronegócio.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna