Acadêmicos indígenas da UCDB participam de encontro estadual

21/05/2024 - 9:26 - Pesquisa

Fonte: Arnoldy Fernandes, sob a supervisão de Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

Nos dias 15 e 16 de maio aconteceu o 12⁰ Encontro Estadual dos Acadêmicos Indígenas de Mato Grosso do Sul, na cidade de Dourados. O evento teve a participação de cerca de 100 estudantes, representantes dos povos Guarani, Kaiowá, Nhandeva, Guató, Terena e Kadiwéu. Quatro acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a professora Dra. Adir Casaro Nascimento participaram das discussões.

O encontro teve por objetivo promover interação entre os acadêmicos para fortalecer a luta e a permanência dos indígenas dentro das universidades.

A UCDB foi a pioneira em construir uma rede de apoio para acadêmicos indígenas do MS, com a criação do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Populações Indígena (Neppi). Com isso, outras universidades do Estado abraçaram a luta dos acadêmicos e construíram seus núcleo de apoio e permanência dos acadêmicos indígena no ensino superior, resultando no proejeto “Redes Saberes”.

A acadêmica de Direito da UCDB e também representante dos acadêmicos indígenas dentro do Neppi, Rosaine Rodrigues ressalta que o evento foi importante para discutirem as demandas dos acadêmicos nas universidades. “O encontro foi significativo para fortalecer nossas redes de apoio, compartilhar experiências e desafios e planejar ações conjuntas que promovam nossa inclusão e valorização no meio acadêmico”, enfatiza a Terena.

No final do encontro houve a elaboração do documento final com demandas dos acadêmicos para encaminhar à instituição as quais estão inseridos. Segundo a acadêmica de Direito, as redes de apoio são fundamentais para garantir a inclusão dos povos indígenas no ensino superior para que haja uma educação mais diversa e inclusiva. “O encontro fortaleceu a nossa identidade coletiva, incentivou o orgulho de nossas raízes e nos deu ferramentas para continuarmos lutando por nossos direitos e reconhecimento”, realçou Rosaine.

 

 

Notícias


04/07/2024 - 12:19 - Mestrados e Doutorados

Católica está com inscrições abertas para programas de mestrado e doutorado

Vagas são para Psicologia, Biotecnologia, Desenvolvimento Local e Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária



02/07/2024 - 08:32 - Graduação

Acadêmicos de Publicidade e Propaganda promovem festa junina solidária

Evento arrecadou produtos de higiene e limpeza para enviar ao Rio Grande do Sul