Observatório Juventudes lança podcast e realiza oficinas on-line e live

15/09/2020 - 9:21 - Pastoral

Fonte: Silvia Tada

Centro de pesquisa foi lançado em 2019 e atua na promoção de ações para a juventude

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pastoral

 

O Observatório Juventudes da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) desenvolve ações voltadas para os jovens neste mês de setembro. Uma série de cinco podcasts começou a ser disponibilizado a partir de ontem abordando a campanha do Setembro Amarelo — que previne e discute o suicídio. Na próxima semana, de 22 a 26 de setembro, oficinas serão ministradas pela equipe de Psicologia do grupo, com foco na saúde mental; uma live está programada para o dia 25 e, por fim, dois cursos sobre empreendedorismo social e carreira acontecem hoje (15) e amanhã (16), mas as inscrições já estão esgotadas.

“Desde o início dos trabalhos, fizemos um mapeamento com base em dados da Subsecretaria Municipal de Juventude para traçarmos o perfil do jovem de Campo Grande. A partir daí, planejamos nossa programação, que incluiu esses dois cursos: um sobre empreendedorismo social e outro sobre futuro e carreira em tempos de pandemia, sob a coordenação da professora Eveli Freire Vasconcelos. Cada um teve 50 vagas e se esgotaram rapidamente”, contou o assistente administrativo Wellington Gonçalves Pereira.

Outras duas ações são abertas a participação do público em geral, ambas denominadas “Observe-se”. A primeira é o podcast OB_Juventudes UCDB que será disponibilizado ao longo dessa semana com foco no Setembro Amarelo. “Queremos levar informação aos alunos do ensino médio e aos acadêmicos da Católica. Então, encaminharemos os programas para as escolas das redes municipal e estadual, para que elas repassem aos seus alunos, além de compartilhar com nossos acadêmicos também”. No primeiro episódio, o professor de Psicologia Eduardo Cavalheiro Pelliccioli fala sobre suicídio. “Estamos falando de uma epidemia que atinge 11 mil pessoas por ano no Brasil. São cerca de 900 por mês e é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos”, alertou o docente.

Já as oficinas programadas serão de 21 a 25 sempre às 15h, pelo Google Meet. Os temas abordados serão: “Estresse: um silêncio em meio ao caos”, “Gênero e Sexualidade: Diálogos entre juventudes”, “Saúde Mental em tempos de pandemia”, “A experimentação da cultura Geek e Otaku na juventude” e “Música e cultura pop como ferramentas de diálogo na juventude”. Para se inscrever, os interessados devem entrar em contato pelo (67) 9.9186-4701 ou pelo e-mail: objuventudes@ucdb.br

Encerrando a programação do mês, acontece a live Setembro amarelo: um olhar para as juventudes, no dia 25 de setembro, às 19h, no perfil do Observatório Juventudes no Instagram. O professor convidado é Mauricio Perondi, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que abordará o tema junto com o professor Eduardo Cavalheiro.

Sobre o Observatório

O Observatório Juventudes tem o apoio da poio da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília (UCB) e buscar aprofundar o conhecimento sobre as juventudes; produzir subsídios sobre o tema e suas relações com as políticas públicas, com a ação de transformação das diversas realidades de risco e de vulnerabilidade, promover a defesa e a aplicação dos direitos das juventudes; contribuir com assessoria a respeito do mesmo. De acordo com os organizadores, o projeto “se dedica às questões do jovem para que seja promovido seu protagonismo e transformação profunda da realidade em que está inserido”.