UCDB está com inscrições abertas para os programas de mestrado e doutorado 2024A

16/10/2023 - 13:11 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) está com inscrições abertas para os cinco programas de pós-graduação mestrados e doutorados em Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local, Educação e Psicologia. O processo seletivo é para 2024A.

Para participar do processo seletivo referente aos cursos de mestrado e doutorado, o candidato deve se inscrever até o dia 19 de novembro. Todos os processos seletivos têm três fases: análise do pré-projeto, exame oral e análise do currículo. São 15 vagas para os mestrados e 15 para os doutorados. Os exames de suficiência em língua estrangeira são obrigatórios.

No caso do mestrado, o candidato deve portar um diploma de graduação plena reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou estar prestes a completá-la até a data da matrícula. Além disso, é necessário preencher o formulário de inscrição e entregar os documentos via e-mail e apresentá-los na secretaria do Programa no ato da inscrição. Quando se trata do doutorado, além de graduado, o candidato precisa ter o título de mestre.

Dos cinco programas de Mestrado e Doutorado da UCDB, quatro têm conceito máximo (nota 5) na Capes (Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local e Educação) e um tem conceito 4 (Psicologia), índices considerados “ótimo” e “bom” na escala de avaliação.

Biotecnologia

Nota 5 na Capes, o programa Stricto Sensu em Biotecnologia tem três linhas de pesquisa: Bioprospecção de princípios ativos, genes promotores e vetores de expressão; Biotecnologia aplicada à agropecuária; Biotecnologia aplicada à saúde humana e animal.

De acordo com os técnicos do Ministério da Educação, em todos os quesitos avaliados no quadriênio 2017-2020 houve crescimento nos índices de indicadores em relação à média da área, quanto a produção científica/tecnológica, em qualidade e quantidade, o que demonstra a consolidação e a excelência do programa. A produção científica dos 12 docentes permanentes, dos quatro colaboradores e dos discentes chega a 77% de concentração no estrato A2 e 89% entre o A1 e A4 — os periódicos científicos são classificados conforme sua relevância e alcance científicos, sendo o estrato A o mais alto entre os conceitos.

Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária

O programa de Mestrado e Doutorado Agroambiental da UCDB está na área de concentração Sustentabilidade Ambiental e Produtiva e têm duas linhas de pesquisa: Agronegócio e produção sustentável e Saúde, ambiente e sustentabilidade.

A introdução das novas tecnologias na agricultura e agropecuária, a adoção dos novos processos de produção e a expansão da capacidade produtiva foram as principais estratégias de negócios priorizados pelo setor industrial no período. No entanto, há carência de profissionais, especialmente os que trabalhem no desenvolvimento de novas tecnologias com possibilidades de melhorias e ampliações na produção.

O caráter multidisciplinar do corpo docente e de pesquisadores permite que o programa possa enfatizar a territorialidade, as dinâmicas socioambientais dos sistemas de produção agrícolas e dos meios de produção introduzidos, os estudos dos recursos naturais para aproveitamento em bases sustentáveis e a avaliação da riqueza da diversidade local no complexo Cerrado e Pantanal.

Desenvolvimento Local

Avaliação feita pela Capes manteve o conceito 5 de excelência para o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco. Entre os destaques constaram a interdisciplinaridade, produtividade dos acadêmicos e internacionalização.

O programa conta com uma tradição muito forte. Já são 25 anos de atuação com cerca de 80% do corpo docente permanente desde a criação — um alto índice de manutenção do capital humano, com formações em áreas do conhecimento diversas: economia, psicologia, geografia, sociologia, saneamento ambiental, filosofia, projeto de máquinas, história e ciências ambientais.

São duas linhas de pesquisa: Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial e Políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial. As parcerias com instituições locais, nacionais e internacionais foram destacadas no relatório final da Capes, reforçando o objetivo e missão do programa e a inserção social, além da atuação na extensão. O Índice de Produtividade total do Programa é 3,682, considerado muito bom na avaliação quantitativa.

Educação

Um dos programas mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, o Mestrado e Doutorado em Educação da Católica trabalha com três linhas de pesquisa: Política, gestão e história da educação; Práticas pedagógicas e suas relações com a formação docente; e Diversidade cultural e educação indígena

Entre objetivos estão a formação de docentes e pesquisadores qualificados para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e assessoria na área da Educação; desenvolvimento de atividade de pesquisa com vistas à produção, inovação e difusão de conhecimentos focando a educação como processo social que ocorre tanto na escola quanto em outros espaços (políticos, históricos, culturais, sociais, econômicos e didático-pedagógicos), a identidade da docência nos aspectos relacionados à profissionalidade, aos saberes e à formação e o processo de ensino e aprendizagem praticado na escola e suas relações com a formação profissional do docente, entre outros.

Psicologia

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia — Mestrado e Doutorado da UCDB propõe pesquisas em Psicologia da Saúde enquanto ciência e profissão e tem um importante papel na otimização do trabalho multi, inter e transdisciplinaridade, promoção de saúde e a prevenção de doenças, diagnóstico, tratamento e reabilitação, bem como a análise de sistemas de saúde, que possam satisfazer as demandas e necessidades de nossas populações.

As pesquisas são em duas linhas de pesquisa: Avaliação e assistência em saúde e Políticas públicas, cultura e produções sociais. A primeira, caracteriza-se por estudos voltados para o desenvolvimento e refinamento dos processos de avaliação e de intervenção em saúde, em nível de prevenção, promoção ou reabilitação em saúde, articulando as dimensões psicológicas, biológicas e sociais relacionadas à saúde e qualidade de vida. Já a segunda abrange estudos que buscam compreender a saúde de indivíduos e coletivos como produções sociais articuladas às condições políticas e econômicas que, por sua vez, encontram-se atravessadas por questões éticas, culturais, históricas e demandam atenção, cuidado e proteção de parte das políticas sociais.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (67) 3312-3300.

Notícias


14/02/2024 - 01:00 - Mestrados e Doutorados

UCDB recebe cientista do Equador para ministrar palestra

Tema será sobre Sensoriamento remoto com drone



07/02/2024 - 08:00 - UCDB

UCDB passará a contar com atendimentos da Justiça Itinerante neste semestre

Atendimento deve ser agendado por telefone das 7h30 às 11h30