Simpósio multidisciplinar de pós-graduação reúne instituições de ensino superior de MS

18/10/2023 - 11:54 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Começou nesta quarta-feira (18), no auditório do bloco A da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a primeira edição do Simpósio multidisciplinar de pós-graduação de Mato Grosso do Sul, realizado em parceria com outras cinco instituições de ensino superior: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

“A Universidade Católica Dom Bosco tem muito orgulho em sediar este encontro que a gente espera que aconteça em outros momentos, revezando entre as instituições que estão aqui. Para os nossos alunos é muito importante essa integração, essa possibilidade de um encontro multidisciplinar, pois a gente oportuniza conhecer os trabalhos que estão sendo realizados em diversas instituições, pois a pesquisa em pós-graduação no Estado tem avançado bastante”, disse o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, que representou o Reitor, Pe. José Marinoni.

A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, que representou o Reitor Marcelo Turine, destacou também a importância do Crie para contribuir nessa melhoria. “O Conselho de reitoria de MS pensa coletivamente e troca boas práticas. Estamos somando esforços para que a gente faça de Mato Grosso do Sul um Estado de grande desenvolvimento”, pontuou.

Para o professor Dr. Denilson de Oliveira Guilherme, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, “é uma honra realizar a primeira edição aqui na Católica, recebendo representantes do Estado inteiro para discutir pós-graduação”.

Empreendedorismo e Inovação na pesquisa foi o tema da mesa-redonda de abertura, com a moderação do professor Dr. Ludovico Migliolo (UCDB) e contou com a participação dos professores Dr. Patrik Luiz Pastori (UFGD), Dr. Michel Angelo Constantino de Oliveira (UCDB) e engenheiro mecatrônico Odilon Pereira de Moura (Sesi Fiems). “Tivemos a oportunidade de sentar com pessoas especializadas e também fomentar isso no Estado, fortalecendo ainda mais o lado empreendedor que é uma saída para muitos de nós”, enfatizou o professor Ludovico.

No período da tarde serão realizadas outras três mesas-redondas: ‘Importância da pesquisa ou da indissociação da pesquisa na extensão’, ‘Incêndios e outros fatores que afetam a sobrevivência das grandes araras, do homem e a na natureza’, e ‘Estado Carbono Neutro’. Amanhã (19) a programação continua (veja abaixo a programação completa)

Também participaram a pró-reitora de graduação da Uniderp, Danielle Marion, representando o Reitor Cristiano Cupertino; a pró-reitora de pesquisa da UEMS, Amanda Danaga, representando o reitor Laércio Alves de Carvalho, o pró-reitor de extensão do IFMS, Anderson Correa, representando a reitora Elaine Cassino e o pró-reitor de ensino e pesquisa da UFGD, Rafael Góes, representando o reitor Jones Goettert.

O simpósio conta ainda com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da companhia de saneamento básico de água de Campo Grande, a Aegea. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3702.

Programação

Dia 18/10

13h30 (Auditório bloco A) – Mesa-redonda ‘Importância da pesquisa ou da indissociação da pesquisa na extensão’, com moderação feito por Dr. José Carlos Sorgato (UFGD), e a participação dos professores Dra. Juliana Carrijo (UFGD), Dra. Luciane de Pinho (UCDB) e Dr. Ernane Ronie Martins (UFMG).

15h (Bloco A Piso Superior) –  Apresentação de Trabalhos

15h40 (Auditório bloco A) – Mesa-redonda ‘Incêndios e outros fatores que afetam a sobrevivência das grandes araras, do homem e a na natureza’, com a moderação feita pela Dra. Rosemary Matias (Uniderp) e a participação dos professores Dra. Neiva Maria Robaldo Guedes (Anhanguera e Instituto Arara Azul), Dr. Higo José Dalmagro (Unic) e Dr. Eduardo de Castro Ferreira (Fiocruz).

15h40 (Auditório bloco M) – Mesa-redonda ‘Estado Carbono Neutro’, com a abertura feira por Dr. Jolimar Antonio Schiavo (UEMS), moderação do Dr. Paulo Eduardo Teodoro (UFMS), e a participação dos professores Dr. Eduardo Barreto Aguiar (Uniderp), Dr. José Marcato Junior (UFMS) e Dr. Jean Sérgio Rosset (UEMS)

 

Dia 19/10

8h (Auditório bloco A) – Mesa-redonda ‘Perspectivas de Internacionalização na Pós-graduação’, com moderação feita por Dr. Nalvo Franco de Almeida Junior (Fundect) e a participação do professor Octávio Luiz Franco (UCDB)

10h15    (Auditório bloco A) – Palestra ‘Investimentos na pesquisa e a Agenda 2030’, com o professor Dr. Marcio Pereira (Fundect)

13h30    (sala de aula no bloco a) – Grupos temáticos para discussão da pós-graduação no MS

15h15    (Auditório bloco A) – Premiação, encaminhamentos, encerramento, com os professores Denilson de Oliveira Guilherme, Fernando Miranda de Vargas Junior, Paulo Eduardo Teodoro, Jolimar Antonio Schiavo, José Carlos Sorgato e Rosemary Matias

 

Notícias


14/02/2024 - 01:00 - Mestrados e Doutorados

UCDB recebe cientista do Equador para ministrar palestra

Tema será sobre Sensoriamento remoto com drone



07/02/2024 - 08:00 - UCDB

UCDB passará a contar com atendimentos da Justiça Itinerante neste semestre

Atendimento deve ser agendado por telefone das 7h30 às 11h30