Professora da UCDB é homenageada nas comemorações dos 36 anos do CMDU

24/03/2023 - 13:06 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Em 9 de março de 1987, o então prefeito de Campo Grande Juvêncio César da Fonseca instituía o Conselho Municipal de Urbanização (CMDU), órgão colegiado de caráter propositivo, consultivo e de planejamento — uma instância comunitária de discussão da cidade e de seus problemas e soluções. Os 36 anos dessa iniciativa foram comemorados no dia 15 de março e a professora da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Dra. Cleonice Alexandre le Bourlegat foi uma das homenageadas. A prefeita Adriane Lopes participou da solenidade.

A docente participou ativamente do CMDU durante 12 anos. Foi uma das relatoras do primeiro Plano Diretor de Campo Grande que, entre outros marcos, definiu as sete regiões urbanas da Capital, como até hoje a cidade é dividida. “Ver a foto de divulgação do evento, que mostra uma das reuniões do Conselho me emocionou, pois fez-me retornar à convivência com estes colegas por tantos anos e com experiências tão relevantes para a época”, recordou.

O evento comemorativo ocorreu durante a 426ª Sessão Ordinária do CMDU, no Auditório Engenheiro Nilo Javari Baren, na Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb). Pelo Conselho já passaram discussões que refletem na vida dos cidadãos, tais como Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo (LOUOS); a regulamentação da Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC) e a regulamentação do Índice de Relevância Ambiental (IA).

O CMDU é composto por órgãos e entidades representantes do poder público (municipal, estadual e federal); concessionárias de serviços públicos; movimentos populares; trabalhadores por suas entidades sindicais; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano; entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e conselhos profissionais; e, organização não governamental, na proporção de 40% para entidades ligadas ao poder público e, 60% para aquelas que representam a sociedade civil organizada.

 

Com informações e imagens cedidas pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb)