Pesquisadora da Anped participa de aula inaugural do Mestrado e Doutorado em Educação

22/03/2023 - 16:08 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

A tarde de hoje (22) foi dedicada aos debates sobre “Pesquisa e Pós-graduação em Educação em outros tempos: compromissos, lutas e resistências”, durante a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizada de forma on-line. A convidada foi a pesquisadora Dra. Geovana Mendonça Lunardi Mendes, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e presidente da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

O evento marca o início do ano letivo do programa e contou com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos. A professora Dra. Regina Cestari conduziu os debates, que abordaram a defesa intransigente da educação, as mudanças que começaram a ser implementadas com a nova gestão federal, o acesso e permanência de pesquisadores indígenas, deficientes, transexuais aos programas de pós-graduação, o modelo híbrido dos programas de mestrado e doutorado, entre outras questões.

“Desde que assumimos a gestão da Anped, uma de nossas preocupações foi pensar a questão da diversidade e da acessibilidade. A primeira ação que fizemos foi a criação de uma comissão que nos ajudasse a pensar políticas para inclusão de pesquisadores indígenas, deficientes, transexuais, por exemplo. A Anped tem uma história muito exitosa de inclusão com pesquisadores negros. Nesse sentido, nossa inspiração foi constituir políticas de acesso, permanência e discussão”, afirmou a convidada.

O PPGE é o programa mais tradicional da UCDB, nota 5 na avaliação da Capes. Trabalha com três linhas de pesquisa: Política, gestão e história da educação; Práticas pedagógicas e suas relações com a formação docente; e Diversidade cultural e educação indígena.

Mais informações sobre o PPGE podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3597.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica