Pesquisa aborda a relação da felicidade de acadêmicos com o desenvolvido local

13/12/2021 - 8:27 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco realizou na sexta-feira (10), por videoconferência, a banca de defesa de tese da doutoranda Regina Aparecida Pereira Mazzi com o tema ‘A relação da felicidade com o desenvolvimento local a partir da visão de estudantes da Universidade Católica Dom Bosco’, sob a orientação do professor Dr. Heitor Romero Marques e coorientação do professor Dr. Rafael Ravina Ripoll.

“O objetivo da pesquisa foi demonstrar a relação da felicidade com o desenvolvimento local a partir da visão de estudantes da UCDB. Observou-se que o que deixa as pessoas mais felizes são aspectos não apenas materiais, e sim aspectos sociais, de convívio familiar e entre amigos, bem como os relacionamentos amorosos, religiosidade, conquistas, fazer o bem através de projetos sociais, ou tão somente fazer uma boa ação, são muito influentes na felicidade das pessoas”, explica a doutoranda.

Ele enfatiza ainda que os resultados da pesquisa permitem afirmar que a construção da felicidade para os acadêmicos de cursos de graduação está vinculada à existência de características pessoais e de condições materiais que possibilitem relações interpessoais harmônica e de apoio mútuo. “Por esse prisma, faz sentido diante da ideia plural de desenvolvimento local, a qual inclui crescimento somada ao desenvolvimento social , que não se traduz apenas em aumento de rendas e riquezas , mas também se relaciona ao grau de satisfação das necessidades humanas. O resultado deste trabalho, muito antes de elucidar caminhos que levam a felicidade, possibilita a compreensão de alguns de seus aspectos”, conclui.

A banca foi composta pelos professores Dr. André Barciela Veras (UEMS), Dr. Rodrigo Pereira (Novoeste), Dra. Arlinda Cantero Dorsa (UCDB) e Dra. Maria Augusta de Castilho (UCDB). Mais informações sobre o programa de pós-graduação stricto sensu pelo telefone (67) 3312-3612.