Núcleo de Análises do Comportamento e da Neurociência é criado na UCDB para desenvolver pesquisas na área

17/05/2018 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Primeira reunião do NACNeuro foi realizada em uma das salas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Quarenta e um pesquisadores de diversas áreas do conhecimento disseram sim para um novo desafio: integrar o Núcleo de Análises do Comportamento e da Neurociência (NACNeuro). Esse  grupo de pesquisa foi criado recentemente na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e, além de promover a integração entre os profissionais, pretende gerar conhecimento na área por meio de estudos, ampliar a extensão acadêmica dentro do segmento e trazer melhorias para a sociedade.

Segundo o professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (Mestrado e Doutorado) da UCDB, idealizador e um dos coordenadores do núcleo, Dr. André Barciela Veras, na área de comportamento, existe na Católica uma linha de pesquisa que trabalha com autismo, porém, quando o assunto é neurociência, o que se vê são pessoas que têm algum estudo ligado ao tema, mas nenhum que aborde o assunto especificamente.

“A criação do núcleo veio para reunir todas essas iniciativas e fazer com que o conhecimento de um pesquisador possa agregar ao trabalho do outro, e vice-versa, para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas. Queremos integrar esses profissionais para que eles possam trabalhar nessa nova linha que tem como foco o comportamento e neurociência”, esclareceu André.

Entre os pesquisadores que integram o NACNeuro, 19 são docentes da Católica, 12 são de outras Instituições de Ensino Superior no Brasil e 10 são pesquisadores de Universidades no exterior. De acordo com André, antes de iniciarem as pesquisas em si, o núcleo está na fase de fortalecimento. A primeira reunião com os pesquisadores foi realizada na tarde desta quarta-feira (16) e o intuito é que tenham encontros mensais e atividades que possam promover a troca de conhecimentos a respeito do tema.

“Queremos promover eventos para gerar o debate e aumentar a compreensão de cada um a respeito da área para que, então, os projetos de pesquisa sejam desenvolvidos. A princípio, a gente considera algumas opções como trabalhar com o autismo, na avaliação de comportamentos como agressividade e estereotipia, por exemplo. Mas a ideia é que o núcleo tenha mais e mais projetos ao longo do tempo”, pontuou Veras.

O docente acrescentou ainda que o NACNeuro veio para somar em um cenário carente de pesquisas nessa área. Segundo André, no Brasil não são desenvolvidos muitos estudos neste segmento e a UCDB pode se estabelecer como uma Instituição de referência: “Como tudo que envolve recursos tecnológicos e financeiros, o segmento de análise de comportamento e neurociência é pouco explorado no país, apenas grandes centros conseguem avançar em relação ao conhecimento nessa área como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. Diante disso, com essa iniciativa, acredito que a UCDB pode ser sim uma agregadora pioneira de pesquisas relacionadas ao assunto”.

Junto com André, integram a coordenação do NACNeuro os pesquisadores e docentes da Católica Dr. André Augusto Borges Varella, Dr. Rodrigo Lopes Miranda e Dra. Susana Elisa Moreno. Fazem parte do apoio Institucional o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Católica, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, e a pesquisadora e assessora de Relações Internacionais da UCDB, Dra. Alinne Pereira de Castro.

Evento para integração

O primeiro evento realizado pelo NACNeuro já tem data marcada: será na próxima quarta-feira (23). Às 16h, na sala de defesa da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, vai ser ministrada pelo professor Rodrigo a palestra “História da Análise do Comportamento e da Neurociência no Brasil, um futuro de confluência? ”.

Na data, também foram convidados dois docentes que irão debater o tema: Dr. Lucas Ferraz Córdova, analista do comportamento e professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e o Me. Serginaldo José dos Santos, psicólogo e fisioterapeuta, docente da Católica e coordenador do Projeto de Extensão “CogniAção” desenvolvido na Instituição. Além dos pesquisadores que já participam do núcleo, o evento é aberto para comunidade acadêmica.