Mestranda da UCDB pesquisa solos irrigados com água de reuso

04/04/2022 - 7:01 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária realizou nesta sexta-feira (1º), por videoconferência, a banca de defesa da dissertação da mestranda Ellen d'Eliane Santos Pulino, com o tema “Solos irrigados com água de reuso: processo de salinização e aproveitamento de nutrientes na produção agrícola com biossólidos”, sob a orientação do professor Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho e o coorientação do professor Denilson de Oliveira Guilherme.

“O principal objetivo é investigar o processo de salinização de solos irrigados com águas residuárias e avaliar o uso de biossólidos na produção agrícola e seu potencial contaminante”, destacou a mestranda.

Dentre as principais conclusões encontradas foram a irrigação com águas residuárias e a aplicação de biossólidos proporcionaram incremento de nutrientes e matéria orgânica no solo. “Também alteraram os parâmetros de salinidade, sendo importante conhecer suas características antes do uso. Para ser produtivo o solo irrigado com águas residuárias necessita de incremento. O uso de biossólido pode substituir fertilizantes sintéticos por apresentar produtividade do milho igual ou maior, sem gerar acúmulo de metais pesados no solo e fitotoxicidade nas folhas. Sendo assim, o estudo mostra que o uso de ar para reúso e biossólidos como fertilizantes proporciona a economia circular com um descarte adequado e agregando valor aos resíduos de estações de tratamento de esgoto”, conclui.

Além do orientador e coorientador, a banca examinadora foi composta pelas professoras Dra. Paula Loureiro Paulo (UFMS) e Dra. Jannaína Velasques da Costa Pinto (UFSB). Mais informações sobre o programa pelo telefone (67) 3312-3702.