Desenvolvimento do plano diretor de Porto Murtinho na perspectiva do corredor bioceânico é tema de pesquisa

14/12/2021 - 8:18 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na segunda-feira (13), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação de Mariana de Barros Casagranda, com o tema “Cidade e sustentabilidade cultural com vistas à elaboração do plano diretor de Porto Murtinho-MS na perspectiva do Patrimônio Cultural”, sob a orientação da professora Dra. Arlinda Cantero Dorsa.

“O envolvimento das universidades e da sociedade, especialmente da população murtinhense, nos estudos e levantamento das informações, deram embasamento ao desenvolvimento das diretrizes, base para a materialização do Plano Diretor. Com isso houve uma produção significativa de material científico produzido pelas universidades, que foi apresentado em audiência pública no mê passado no Município”, explica a mestranda.

Ela ressalta ainda que a hipótese inicial conduziu a reflexão de que a imposição de ações por meio de normativas legais interferem diretamente na construção do território, por meio do uso e ocupação do solo e gera impactos importantes nas nossas cidades. “As diretrizes sugeridas para formulação do referido Plano Diretor, devem ser entendidas como instrumentos que podem evitar confinamento, segregação ou até mesmo o esvaziamento de locais no município”, completa a pesquisadora.

A banca examinadora foi composta pelas professoras Dra. Maria Augusta de Castilho e Dra. Maria Margareth Escobar Ribas Lima. Mais informações sobre o programa de pós-graduação stricto sensu pelo telefone (67) 3312-3612.    

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica