Artigo do grupo Inovisão da UCDB é o mais citado no mundo na área da inteligência artificial aplicada à detecção de plantas daninhas

27/10/2021 - 7:16 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O artigo ‘Detecção de ervas daninhas em lavouras de soja usando convNets’ (Weed detection in soybean crops using convNets), do grupo Inovisão (Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Visão Computacional) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), é o mais citado no mundo no que se refere a inteligência artificial na detecção de plantas daninhas na agricultura, conforme dados da plataforma de indexação de artigos científicos Scopus. Até o momento são 136 citações em publicações pelo mundo, espalhadas em 37 países, sendo os principais a China (40 citações), Estados Unidos (24), Índia (17), Brasil (13) e Austrália (12).

A pesquisa foi realizada em 2017 pela então doutoranda em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB, Gercina Gonçalves da Silva, e pelo então mestrando em Computação da UFMS, Alessandro Ferreira, além da cooperação dos professores Marcelo Theophilo Folhes e Daniel Matte Freitas, sob a orientação do professor Dr. Hemerson Pistori. “É umA compensação pela realização da pesquisa. Nossos estudos não se limitaram a uma sala. Nós realmente fomos para o campo, participamos dos estágios da planta, coletamos imagens desde o plantio até a colheita para que pudéssemos observar os problemas e realizar os testes com o algoritmo”, destacou Gercina Gonçalves da Silva.

O artigo foi publicado na revista ‘Computers and Electronics in Agriculture’, uma das mais importantes do mundo na área de tecnologia para agricultura. Para o orientador, esse resultado reflete a qualidade do trabalho. “Significa principalmente que estamos conseguindo, além de produzir ciência de alta qualidade, formar novos cientistas ou profissionais com capacitação para aplicar o método científico no trabalho que o aluno escolher”, explica o orientador.

Ele destaca ainda que o trabalho foi pioneiro na área de pesquisa. “Isso é bem difícil de conseguir, pois são milhares de cientistas no mundo inteiro pesquisando sobre tudo o que você imaginar. Neste caso, fomos pioneiros na aplicação de inteligência artificial e drones para detecção de plantas daninhas”, completa o professor.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna