UCDB leva conhecimento para produtores do Assentamento Conquista

07/04/2017 - 13:00 - Graduação

Fonte: Ariane Nogueira

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Graduandos e extensionistas de Medicina Veterinária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) passaram informações sobre a importância dos cuidados com a higiene na produção leiteira aos pequenos produtores do Assentamento Conquista, localizado a aproximadamente 20km de Campo Grande. A visita ao local foi realizada no dia 24 de março, fez parte da disciplina Saúde Pública estudada pelo grupo e, atendeu, também, produtores de Terenos, Sidrolândia e Rochedo.

“Os acadêmicos realizaram uma palestra sobre doenças que passam dos animais para o ser humano para incentivar os produtores a utilizarem luvas e botas no momento da ordenha, além de manterem outros hábitos de higiene, tanto no local onde a ordenha é feita, quanto com o animal que está sendo ordenhado”, explicou a professora da UCDB, responsável pelo projeto, Magyda Arabia Araji Dahroug.

Esse conhecimento é importante pois o manuseio incorreto nesse momento pode trazer doenças ao animal e, desta forma, contaminar quem ingerir o leite. Segundo Magyda, isso é uma preocupação pois no assentamento ou o produto é alimento para a própria família ou então será comercializado, o que faz o risco de contaminação seja grande.

Diante desta situação, após a palestra, universitários mostraram como fazer a ordenha e alguns testes simples para verificar se o animal está saudável. Apresentaram aos produtores informações sobre doenças como brucelose, leptospirose, teníase, tuberculose, raiva e mastite.

Para os acadêmicos, que pela segunda vez participaram da ação em assentamentos, esse tipo de experiência é única. Mozarth Vieira Júnior, por exemplo, teve a chance de ministrar a palestra para os produtores. “A maioria das doenças que apresentamos eram doenças que não têm cura, ou seja, podem prejudicar economicamente os produtores caso haja uma contaminação”, concluiu.

Ação da UCDB em promover conhecimento aos pequenos produtores por meio dos universitários tem parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer). Segundo o médico veterinário do órgão, Fabrício de Paula, esse trabalho é desenvolvido em conjunto com a Instituição desde o ano passado e é considerado muito importante: “Essa ajuda clínica e cirúrgica tem sido muito significativa. A UCDB é a grande parceira da Agraer nesses projetos, pois para pessoas que não podem pagar a cirurgia e medicamentos essas ações ajudam na saúde dos animais”.

Fabrício falou ainda que o interesse dos produtores foi surpreendente. “Eles se soltaram e isso é importante, vejo que eles perguntaram bastante, principalmente sobre a mastite, além disso a palestra foi bem didática, de fácil acesso para eles”, concluiu.

Em Campo Grande, os acadêmicos já realizaram outras ações pelo projeto. Uma delas foi no Exército Brasileiro, onde ministraram palestra sobre higiene no manuseio de alimentos. O próximo trabalho dentro do projeto está marcado para o dia 19 de abril, quando irão, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), aplicar a vacinação antirrábica em outro assentamento da região. Para obter mais informações ligue (67) 3312-3514.