Técnicas para elucidar crimes é tema de palestra na UCDB

16/06/2023 - 10:47 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) tiveram a oportunidade de conhecer diversas técnicas periciais para elucidar crimes. O tema foi uma das abordagens da 12ª edição do Ciclo de palestras das Ciências Biológicas da Católica, evento organizado por acadêmicos do 7º semestre do curso, com palestras, oficinas e minicursos.

Em muitas cenas de crimes, os peritos precisam de equipamentos diferenciados para apontar a autoria, como é o caso do luminol, conseguindo identificar manchas de sangue em objetos que foram lavados, por exemplo. “Quando a gente não enxerga um vestígio em um suporte encaminhado. A gente tem também um recurso que são lanternas ou fontes de luzes forenses, que são lanternas com fontes de luz que em combinação com lentes coloridas é possível constatar semem ou saliva”, destacou o perito da coordenadoria geral de perícias do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF), Yuri Maluf Hokana.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Católica, Ricardo Martins Santos, o evento traz diversas oportunidades de conhecimento para o aluno. “Nosso objetivo com este evento é desenvolver a habilidade do trabalho coletivo entre os estudantes, em prol da classe profissional da Biologia. Oferecendo a oportunidade de contato com biólogos que atuam em diferentes áreas”, destacou.

O Ciclo abordou diversos temas, como ‘Introdução aos crocodilianos: da teoria à prática’, ‘Refinamento da ciência em soluções diagnósticas inovadoras’, ‘Minicurso teórico e prático de Manejo de répteis’, ‘Compromissos do biólogo no combate às pseudociências e fake News’, ‘Onde há água, há fogo? O paradoxo do Pantanal’, ‘Uso de animais na pesquisa: passado, presente e futuro’ e ‘Minicurso Biotecnologia de Microrganismos endofíticos’. 

“É importante dialogar sobre as contribuições das diversas áreas da ciência para a sociedade”, reforça o professor o professor Kwok Chiu Cheung. Nesta tarde, os acadêmicos ainda poderão conhecer na prática as técnicas de perícia científica.

 

Notícias


14/02/2024 - 01:00 - Mestrados e Doutorados

UCDB recebe cientista do Equador para ministrar palestra

Tema será sobre Sensoriamento remoto com drone



07/02/2024 - 08:00 - UCDB

UCDB passará a contar com atendimentos da Justiça Itinerante neste semestre

Atendimento deve ser agendado por telefone das 7h30 às 11h30