Professor da USP profere palestra na UCDB sobre febre maculosa

09/03/2023 - 13:18 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Marcelo Bahia Labruna é professor da Universidade de São Paulo (USP) e é considerado um dos maiores especialistas em febre maculosa, doença transmitida por uma bactéria encontrada em carrapatos que tem alta letalidade e já foi registrada em alguns estados brasileiros. Nesta semana, ele esteve desenvolvendo atividades em conjunto com mestrandos e doutorandos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e, hoje (9) pela manhã, conversou com acadêmicos de Medicina Veterinária sobre o assunto.

A palestra aconteceu no anfiteatro do bloco M. O projeto da UCDB é denominado “Fatores de risco associados a infecção por Rickettsia” e tem apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Fundect).

De acordo com o Ministério da Saúde, a febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato, principalmente os do gênero Amblyomma.

No Brasil, está muito associado às capivaras. Estudos como o de MS buscam verificar a saúde dos mamíferos, com a coleta de sangue e de carrapatos para verificar a presença da bactéria. O grupo de pesquisadores esteve, durante a semana, realizando procedimentos no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Notícias


14/02/2024 - 01:00 - Mestrados e Doutorados

UCDB recebe cientista do Equador para ministrar palestra

Tema será sobre Sensoriamento remoto com drone



07/02/2024 - 08:00 - UCDB

UCDB passará a contar com atendimentos da Justiça Itinerante neste semestre

Atendimento deve ser agendado por telefone das 7h30 às 11h30