Professor da UCDB dá aula de Direito Penal em sala virtual no metaverso

27/05/2022 - 10:52 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A aula sobre “Excludentes de ilicitudes” do 1º semestre de Direito da Universidade Católica Dom Bosco aconteceu na última quarta-feira (25) de maneira inovadora: a sala de aula foi no metaverso — um ambiente virtual que busca replicar, na internet, a realidade. O responsável pela inovação foi o professor de Direito Penal e Direito Digital, Raphael Rios Chaia.

“A ideia surgiu quando participei de um evento em Colíder (MT) e uma juíza deu uma palestra no Metaverso. A coordenação do curso de Direito propôs a ação e a turma escolhida foi o 1º semestre de Direito noturno, em um dia em que eles teriam apenas a minha disciplina. Então, antes do dia da aula, ensinei os alunos a instalarem o programa Altspace VR, criarem os avatares e, no horário combinado, de suas próprias casas, eles se logaram e tivemos a aula”, detalhou professor Chaia.

Mais de 70% dos alunos compareceram à aula, que teve duração de 1h20. “Havia o auditório e uma área de convivência, com jogos, pufes, televisão. Nesse espaço, pudemos ter uma interação após a aula para coletar feedbacks e a resposta foi muito positiva. A ideia não é pra criar algo que vá substituir a sala de aula convencional. A proposta de um espaço de metaverso é somar ao processo educacional, trazendo novas formas de se trabalhar a educação a distância. Essas novas plataformas possuem recursos que, por exemplo, as salas de Google Meet não têm, que é a questão da interação por meio de gameficação e a questão relacionada à imersão, que faz com que haja uma interação mais particular, mais direcionada e, ao mesmo tempo, mais interativa por parte dos aadêmicos. Isso tem muito potencial no campo profissional, mas não é, nem de perto, um substituto para aula tradicional”, avaliou o docente.

Outras aulas estão programadas para acontecer com turmas do 10º semestre e outras turmas de 1º semestre.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica