Professor Brand é homenageado em Brasília

05/12/2012 - 0:00 - Graduação

Fonte: Amanda Barzotto

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O historiador Antonio Brand foi homenageado na Casa das Nações Unidas no Brasil, em Brasília (DF), nomeando uma das salas. Brand era professor da Universidade Católica Dom Bosco e faleceu em julho deste ano. A inauguração do complexo ocorreu no dia 14 de novembro, relembrando também nomes como Sérgio Vieira de Mello e Zilda Arns, personalidades que assim como Brand lutaram pelos direitos humanos.

Antonio Brand desempenhou papel fundamental para a inclusão dos artigos indígenas na Constituição, foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) em Mato Grosso do Sul, no final da década de 1970, e secretário executivo da organização entre os anos 80 e 90. Em 1995, fundou o Núcleo de Estudos e Pesquisas dos Povos Indígenas na Universidade Católica Dom Bosco (NEPPI/UCDB), onde era professor do departamento de História.

Era graduado em História pela Unisinos e doutor pela PUC-RS, onde defendeu a tese intitulada “O impacto da perda da terra sobre a tradição Kaiowá/Guarani: os difíceis caminhos da Palavra”. Ele faleceu em 3 de julho deste ano, aos 63 anos, após uma cirurgia cardíaca.

Entre os outros homenageados com nome de salas no prédio da ONU estão João Candido (líder da Revolta da Chibata), Zumbi dos Palmares (referência do movimento negro), Chico Mendes (ambientalista), Vinícius de Moraes (poeta e diplomata) e Zilda Arns (Pastoral da Criança).

Com informações do NEPPI.