Indique a um amigo

Professor argentino, especialista em répteis, participa de debate durante a VI Savet

26/09/2019 - 8:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Professor argentino participou de mesa-redonda junto com o médico veterinário do Cras-MS e com dois professores da Católica

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Para promover o contato dos acadêmicos com o mercado de trabalho e a troca de experiências com quem já atua na área, a VI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Savet) promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) convidou mais de 40 profissionais que, desde o início do evento (23) até sábado (28), ministram 27 palestras e 17 minicursos, além de participarem de seis mesas-redondas. 

Entre os profissionais que marcam presença no evento está o professor da Faculdade de Ciências Veterinárias da Universidade de Buenos Aires (UBA) Juan Carlos Troiano. O médico veterinário, especialista em espécies não tradicionais e exóticas, participou de uma mesa-redonda na tarde dessa quarta-feira (25) sobre os “Desafios da medicina e conservação de animais selvagens nos dias atuais”.

Juan levou para o público a questão das doenças infecciosas nos répteis e ressaltou que novas patologias estão surgindo. “Há 10 e 15 anos, especialmente quando falamos em viroses nesses animais, tinha algumas que não eram conhecidas ou se tratavam apenas de uma referência bibliográfica”, comentou o profissional.  

Na data, também participaram da discussão o médico veterinário do Centro Reabilitação de Animais Silvestres de Mato Grosso do Sul (Cras-MS) Lucas Cazati e o professor da UCDB Dr. Heitor Miraglia Herrera. O debate foi mediado pela docente do curso de Medicina Veterinária da Católica Dra. Paula Helena Santa Rita.

Segundo Paula, o diálogo sobre o tema é de grande relevância, já que além do impacto que a virose tem sobre o animal, é possível que haja risco de transmissão para as pessoas. “O debate foi focado nas implicações que as doenças infecciosas têm nas populações naturais e os riscos que as patologias apresentam não só para elas, mas também para o homem a partir do contato direto com os répteis”, pontuou a docente.

Ainda de acordo com a professora, esse tipo de debate é de suma importância para os acadêmicos e vem complementar o conteúdo que é aprendido em sala de aula. “A UCDB é a única Universidade que tem a disciplina de animais silvestres obrigatória na grade, sendo assim é muito bom ter um profissional da área expondo os conhecimentos que possui. O veterinário Juan é referência mundial na clínica de répteis, dentro da medicina veterinária de animais selvagens, logo, ele é um exemplo para nossos alunos”, pontuou a docente.

O evento conta com apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). Para obter mais informações sobre a VI Semana Acadêmica de Medicina Veterinária (Savet) da UCDB, entre em contato por meio do número (67) 3312-3688.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


14/11/2019 - 09:00 - Graduação

Acadêmicas da UCDB participam de prêmio nacional de Design

Votação pode ser feita em rede social até o dia 22 de novembro


14/11/2019 - 08:00 - UCDB

Prazo de renovação de bolsa social para 2020 termina hoje

Documentação deve ser apresentada na Central de Atendimento


13/11/2019 - 12:00 - Pastoral

Campanha Papai Noel solidário vai até o dia 22 de novembro

Acadêmicos, colaboradores docentes e administrativos podem adotar cartinha