PMA e UCDB taxidermizam onça que será exposta no Bioparque

25/05/2022 - 7:19 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Mato Grosso do Sul e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) vão realizar de 30 de maio a 10 de junho a taxidermia da onça pintada que foi encontrada morta em março deste ano, após ser atropelada na BR-262, em Miranda. O animal, que era adulto, macho e pesava 103 quilos, após ser taxidermizado vai ficar em exposição no Bioparque Pantanal, em Campo Grande.

O procedimento será feito dentro do curso de taxidermia ‘Resgate e Reconstituição das Características Físicas de Espécimes Descartados’. (confira a programação abaixo). “Nosso objetivo é orientar profissionais para a aplicação da proposta e uso correto de animais taxidermizados. Informar as circunstâncias do resgate de espécimes descartados, reconstituindo as características físicas e simular o habitat o mais fielmente possível, para que possam ser usados como ferramentas para educação ambiental ou como material didático”, destaca o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Ricardo Martins Santos 

O professor ressalta que a UCDB tem uma parceria de longa data com a PMA para guardar os corpos dos animais que são atropelados no laboratório de Patologia do Hovet. Quando a PMA vai utilizar a estrutura da Católica para efetuar a taxidermia, convida acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária, além de outros profissionais para dar formação sobre o processo.

As palestras serão ministradas pelo Coronel Ednilson Paulino Queiroz, e pelos policiais militares ambientais Cleiton da Silva Lima, Giovana Rucaglia Rizzo e Vilson Silva de Souza.

No primeiro dia (30/05), das 13h às 14h30, será a palestra sobre a teórica ‘Taxidermia: Conservação e Educação Ambiental’, será no auditório da Clínica Veterinária Escola da UCDB (Hovet).  No período da tarde, das 14h30 às 17h30, já começa a parte prática ‘Análise Primária - Biometria do Espécime’, no laboratório de Patologia do Hovet. De 31 de maio a 3 de junho, das 13h30 às 17h30, no mesmo local, o tema abordado será ‘Tratamento da Carcaça’. De 6 a 9 de junho, das 13h30 às 17h30, o tema será ‘Preparo da Conservação da Pele’ e para finalizar, no dia 10 de junho, das 15h30 às 17h30, ocorrerá o ‘preenchimento da peça’. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3468.