Palestras sobre Ecologia encerram o V Plantando Educação e Colhendo Ciências

05/06/2017 - 9:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O terceiro e, último dia, do V Plantando Educação e Colhendo Ciências (PECC), foi realizado na sexta-feira (2) e promoveu cinco palestras sobre “Ecologia”. No anfiteatro da biblioteca da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a professora Dra. Grasiela Porfírio, que possui pós-doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade pela UCDB, falou sobre a “Importância do estudo da Fauna em Mato Grosso do Sul”.

Durante a palestra, Dra. Gisele expôs as ameaças em relação à conservação das espécies de animais e os desafios de se desenvolver ciências no estado. “São poucos especialistas em algumas áreas e os recursos para realizar pesquisas para a criação de unidades de conservação são escassos. Não quero dizer que ‘falta’ recursos, porque não é que não tenha nenhum, mas são realmente poucos, principalmente na área de microscopia”, esclareceu.

Por conta das mudanças climáticas e atividades antropológicas, segundo a pesquisadora grande parte da fauna que auxilia na estabilidade de um ecossistema, como algumas aves, morcegos e peixes que auxiliam na dispersão de sementes e a polinização feita por diversas espécies, está ameaçada de extinção, por isso a importância de conhecer esses animais antes que eles se percam.

Além da Dra Giseles, o coordenador do curso de Zootecnia, Dr. Rodrigo Gonçalves Mateus também ministrou palestra. O especialista falou sobre a “Sustentabilidade na pecuária”, abordou a importância de associar ações sustentáveis e produção animal e expôs a relação entre mercados nobres com o meio ambiente.

“Quinze anos se passaram e ainda é um desafio entrar em auditório e falar sobre mercado e sustentabilidade. Mas vou tentar mostrar que, com certeza, há como ser sustentável e ir bem comercialmente”, afirmou Rodrigo.

Ainda no último dia de evento foram ministradas as seguintes palestras: “Importância da pesquisa em uma propriedade de Ecoturismo” por Luis Roberto Roque; “O Trabalho do Instituto Arara Azul em Mato Grosso do Sul” pela especialista Eliza Mense e pela professora doutora Neiva Maria Robaldo Guedes; e o “Projeto Peixes de Bonito” pelo professor Dr. José Sabino.