Medalha Pe. José Scampini premia 21 acadêmicos e dez monografias

10/04/2017 - 13:00 - Graduação

Fonte: Bruna Meneghel

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Vinte e um acadêmicos que se destacaram no segundo semestre de 2016 foram premiados com a Medalha Pe. José Scampini — honraria que homenageia alunos de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) que apresentaram os melhores resultados durante os cinco anos de curso. Além deles, pela primeira vez, as dez melhores monografias também receberam premiação. Tanto os universitários que as desenvolveram, como os orientadores dos projetos foram homenageados.

Entrega de prêmios foi realizada no dia 6 deste mês, no anfiteatro do bloco C do campus Tamandaré. O evento é tradicional e possui o intuito de incentivar os acadêmicos a se dedicarem durante a graduação. Para ser contemplado com a medalha é preciso obter a melhor média tanto na grade curricular como nas práticas jurídicas — Nuprajur (Núcleo de práticas jurídicas) e Nupej (Núcleo de Ciências do Poder Judiciário). Além disso, o acadêmico também não pode ter muitas faltas nas atividades.

A ideia de incluir na premiação este ano as melhores monografias desenvolvidas foi da coordenadora de Direito, Elaine Cler. “Em 2017, quando assumi a coordenação do curso adicionamos esta homenagem tanto ao orientando, quanto ao orientador do projeto, com o intuito de promover o incentivo a pesquisa. Queremos levar o nome do acadêmico de Direito para o Saberes em Ação, um congresso da UCDB que conquistou nível nacional”, explicou.

Professores do curso também apoiaram a iniciativa. Me. Raphael Chaia, um dos responsáveis pela organização, falou sobre a importância deste reconhecimento. “A premiação das monografias é uma forma que a UCDB tem de prestigiar os melhores alunos pelo trabalho sério e dedicação durante os cinco anos de curso e traz para os professores orientadores o reconhecimento da importância do papel que possui dentro da Instituição”, concluiu.

Um dos docentes ganhador do prêmio de melhor orientação de pesquisa foi o professor Me. Wedney Rodolpho de Oliveira. Após receber a homenagem, falou sobre a sensação: “Este reconhecimento vindo tanto do aluno quanto da universidade promove um engrandecimento e incentiva nós, professores, a nos aprimorarmos cada vez mais no ramo do Direito”.

Para Ana Paula Silva Terra, que ganhou o prêmio ao desenvolver a monografia “Tráfico Humano e suas Implicações Legais”, a melhor sensação de todas é saber que o trabalho pode ser publicado em uma revista. “Pra mim o TCC sempre foi aterrorizante e, agora que conclui essa etapa, ter esse reconhecimento é muito satisfatório”, comemorou.

Já o aluno Sérgio Bento de Sepulvida Júnior foi premiado pelo Trabalho de Conclusão de Curso: “Precedentes e Segurança Jurídica no Novo Código de Processo Civil Brasileiro”. Ele explicou o que o estimulou a desenvolver o projeto: “O que fez eu me dedicar tanto a essa monografia foi o fato de poder levar conhecimento sobre a área jurídica aos meus colegas de profissão”.